A temporada do Campeonato Friburguense de Rental Kart, competição organizada pela AFK (Associação Friburguense de Kart) continua acelerando os corações dos pilotos, sem freio para a adrenalina de cada etapa. Em paralelo, há a disputa de um outro torneio: a FKR 2023, organizado pela associação carioca. A temporada desta competição conta com a participação de pilotos do Rio de Janeiro e região neste ano, com direito a uma pré temporada de seis corridas para tomada de tempo.
Com objetivo de valorizar a competitividade, todos os pilotos estreantes ou que já participam tiveram a possibilidade de se posicionarem nas três categorias da competição: A (pilotos de ponta), Categoria B (pilotos intermediários) e C (pilotos iniciantes). Para finalizar foi formada a Categoria Open, na qual podem disputar todos os pilotos das diversas categorias, convidados, pilotos de outros campeonatos e Associações.
O atual campeão é o friburguense Alex Quintá Blanco Alfaya, que defende o título da Categoria A, e começou a temporada com o pé direito ao vencer a primeira corrida da temporada e também a Categoria Open. Na Categoria A foi seguido pelo piloto João Azeredo, em segundo, e Felipe Castro, na terceira colocação. Na Open, Roberto Fonseca e José Lucena completaram as principais posições do pódio. A Categoria B teve Felipe Fortunato na primeira colocação, seguido por Joacir de Oliveira e Eider Barcelos. Na Categoria C liderou Nicolas Meneguelle, seguido por João Vitor Baia e Leandro de Freitas.
Campeonato Friburguense
No Campeonato Friburguense de Rental Kart, a segunda etapa foi promovida na primeira quinzena deste mês de março, no Kartódromo Internacional de Guapimirim, com a realização de mais quatro baterias reservadas para o evento, além do Torneio do Fominha. A Corrida 1 foi vencida por Arthur Paladino, seguido por Dirley Guaceroni e Rodrigo Ferreira. A Corrida 2 teve Márcio de Oliveira na primeira colocação, com Adilson Mozer em segundo e Raphael Otoline em terceiro.
Na terceira corrida do dia, vitória de Joaci de Oliveira, seguido por Artur Abreu e Alex Alfaya. A quarta corrida do dia teve vitória de Rodrigo Villaverde, com Helbert Celano e Diego Daflon completando as principais posições do pódio. Já o Torneio Fominha foi vencido por Antônio Rodrigues, com Thiago Emmerick na segunda colocação e Dirley Guaceroni na terceira.
A classificação geral aponta para a liderança de Rodrigo Ferreira, com 72 pontos, seguido por João Azeredo, com 70, e e Dirley Guaceroni, com a mesma pontuação. A próxima etapa acontece no domingo, dia 02 de abril, a partir das 8h.
Nesta temporada, além do Campeonato Friburguense onde todos os pilotos inscritos disputam os troféus ao fim da temporada (para os cinco melhores colocados, com prêmios exclusivos), algumas subcategorias foram criadas para participantes que disputarão títulos, desde que se enquadrem em algumas regras específicas. São elas: categoria feminina, estreantes, pesados e máster.
A Associação Friburguense de Kart alimenta a ideia do impulsionar o setor turístico da região, através da sonhada inauguração de um complexo automobilístico. A construção do Kartódromo Internacional de Nova Friburgo teria o objetivo de receber competições nacionais e internacionais, sendo necessário um terreno de aproximadamente 40.000m2 de área e investimento entre 12 e 15 milhões de reais. Há um projeto quase finalizado sobre a pista e mais a área total para outras atividades relacionadas ao automobilismo.
Deixe o seu comentário