Pesquisa mostra queda no otimismo dos fluminenses em relação à retomada econômica

Sondagem também revela que trabalhador ainda está com medo de perder o emprego, apesar do viés de queda
sexta-feira, 01 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento em frente à Caixa (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento em frente à Caixa (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O mais novo levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com consumidores do estado do Rio mostra que o índice geral apresentou aumento em setembro, se comparado ao mês de agosto. 

Também foi observado um avanço no presente e estabilidade da situação do índice futuro, alavancado pela confiança na manutenção do emprego. Por outro lado, a confiança dos consumidores na melhora da economia do estado voltou a diminuir, ficando inferior aos meses de junho, julho e agosto, onde os percentuais se mantiveram em nível superior aos 40%.

Na pesquisa de setembro, a confiança em relação à retomada econômica do Rio de Janeiro caiu para 32,2%. Comparado ao mês anterior, houve uma queda de 10,5%. Desta forma, se confirma a análise do IFec RJ do mês passado, quando o instituto informou que, ao analisar o ritmo de juros atual e resiliência da inflação, os próximos meses não deveriam ser mais tão positivos quanto o esperado, embora ainda persista o otimismo em relação ao final do ano, principalmente, se o ritmo da vacinação acelerar.

A sondagem também mostra que os fluminenses que estão com muito medo de perder o emprego nos próximos três meses, manteve viés de queda. Quase 35% da população tem muito receio de perder o trabalho, frente a 43% no mês anterior. Em março desse ano, esse percentual alcançou sua maior alta dentro da série histórica, com 62,1%, se mantendo em 60,1% em abril. 

Questionados sobre as expectativas em relação à retomada da economia no próximo trimestre, registrou-se queda no percentual de consumidores que estão confiantes ou muito confiantes, indo de 42,7% em agosto, para 32,2% no mês corrente. Por outro lado, 45,6% estão pessimistas e muito pessimistas; no mês anterior eram 36,6%. Os que acreditam que não haverá alteração apresentou leve aumento, atingindo 22,2% dos consultados frente a 20,7% anteriormente.

Com relação à confiança na economia, cerca de 35% dos consumidores se mostraram confiantes ou muito confiantes, proporção bem inferior ao constatado em agosto (45%), uma redução de mais de 10%. O indicador referente aos que estão pessimistas ou muito pessimistas também aumentou em relação ao mês anterior, indo de 36,6% para 46,8%. 

Renda familiar  e inadimplência

A porcentagem de fluminenses que acreditam em algum tipo de redução da renda familiar no próximo trimestre apresentou elevação, indo de 26% para 28,3%. O total dos que creem que a situação econômica de suas famílias continuará como está teve leve alta, indo de 45,8% para 46,6%. Os que acreditam que a renda aumentará de alguma forma, sofreu nova retração, alcançando 25,2% dos consumidore: em agosto 28,2%, em julho 31,3%, junho 32,9%, maio 22,7% e abril 15,1%.   

O total que se disseram endividados ou muito endividados apresentou nova redução, indo de 50% em agosto, para 45% em setembro. Os que se dizem pouco endividados apresentou leve queda, de 23,5% no mês anterior, para 22,5% na sondagem de setembro mês. Já o percentual de consumidores não endividados subiu de 26,5% para 32,6%.

A porcentagem de inadimplentes ou com muitas restrições apresentou nova diminuição: de 34,9% para 29,6%; e o número de cidadãos sem restrições teve nova alta, de 46,1% para 52,5%. Entre os que se declararam inadimplentes, o cartão de crédito segue na liderança (59,1%), seguido pelas contas de luz, gás, água, internet e telefone (41,7%), crédito pessoal (34,5%), pelo cheque especial (26,4%), além de IPTU (18%) e escolas, cursos e faculdades (17,7%).

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios