Pesquisa mostra queda no otimismo dos fluminenses em relação à retomada econômica

Sondagem também revela que trabalhador ainda está com medo de perder o emprego, apesar do viés de queda
sexta-feira, 01 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento em frente à Caixa (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento em frente à Caixa (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O mais novo levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com consumidores do estado do Rio mostra que o índice geral apresentou aumento em setembro, se comparado ao mês de agosto. 

Também foi observado um avanço no presente e estabilidade da situação do índice futuro, alavancado pela confiança na manutenção do emprego. Por outro lado, a confiança dos consumidores na melhora da economia do estado voltou a diminuir, ficando inferior aos meses de junho, julho e agosto, onde os percentuais se mantiveram em nível superior aos 40%.

Na pesquisa de setembro, a confiança em relação à retomada econômica do Rio de Janeiro caiu para 32,2%. Comparado ao mês anterior, houve uma queda de 10,5%. Desta forma, se confirma a análise do IFec RJ do mês passado, quando o instituto informou que, ao analisar o ritmo de juros atual e resiliência da inflação, os próximos meses não deveriam ser mais tão positivos quanto o esperado, embora ainda persista o otimismo em relação ao final do ano, principalmente, se o ritmo da vacinação acelerar.

A sondagem também mostra que os fluminenses que estão com muito medo de perder o emprego nos próximos três meses, manteve viés de queda. Quase 35% da população tem muito receio de perder o trabalho, frente a 43% no mês anterior. Em março desse ano, esse percentual alcançou sua maior alta dentro da série histórica, com 62,1%, se mantendo em 60,1% em abril. 

Questionados sobre as expectativas em relação à retomada da economia no próximo trimestre, registrou-se queda no percentual de consumidores que estão confiantes ou muito confiantes, indo de 42,7% em agosto, para 32,2% no mês corrente. Por outro lado, 45,6% estão pessimistas e muito pessimistas; no mês anterior eram 36,6%. Os que acreditam que não haverá alteração apresentou leve aumento, atingindo 22,2% dos consultados frente a 20,7% anteriormente.

Com relação à confiança na economia, cerca de 35% dos consumidores se mostraram confiantes ou muito confiantes, proporção bem inferior ao constatado em agosto (45%), uma redução de mais de 10%. O indicador referente aos que estão pessimistas ou muito pessimistas também aumentou em relação ao mês anterior, indo de 36,6% para 46,8%. 

Renda familiar  e inadimplência

A porcentagem de fluminenses que acreditam em algum tipo de redução da renda familiar no próximo trimestre apresentou elevação, indo de 26% para 28,3%. O total dos que creem que a situação econômica de suas famílias continuará como está teve leve alta, indo de 45,8% para 46,6%. Os que acreditam que a renda aumentará de alguma forma, sofreu nova retração, alcançando 25,2% dos consumidore: em agosto 28,2%, em julho 31,3%, junho 32,9%, maio 22,7% e abril 15,1%.   

O total que se disseram endividados ou muito endividados apresentou nova redução, indo de 50% em agosto, para 45% em setembro. Os que se dizem pouco endividados apresentou leve queda, de 23,5% no mês anterior, para 22,5% na sondagem de setembro mês. Já o percentual de consumidores não endividados subiu de 26,5% para 32,6%.

A porcentagem de inadimplentes ou com muitas restrições apresentou nova diminuição: de 34,9% para 29,6%; e o número de cidadãos sem restrições teve nova alta, de 46,1% para 52,5%. Entre os que se declararam inadimplentes, o cartão de crédito segue na liderança (59,1%), seguido pelas contas de luz, gás, água, internet e telefone (41,7%), crédito pessoal (34,5%), pelo cheque especial (26,4%), além de IPTU (18%) e escolas, cursos e faculdades (17,7%).

 

LEIA MAIS

Dados nacionais referentes a trabalho e rendimentos foram divulgados nesta semana pelo IBGE

Enquanto o país teve saldo positivo, município registrou mais demissões do que contratações no período

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego | negócios