Pesquisa mostra que 72,7% dos fluminenses temem perder o emprego

Brasil tem déficit de 1,19 milhão de vagas de trabalho no primeiro semestre de 2020, diz governo federal
quinta-feira, 30 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Os efeitos da pandemia estão indo além das implicações econômicas e já afetam também o ânimo das pessoas. É o que comprova um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), núcleo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) com 436 consumidores fluminenses. Pelo menos, 72,7% dos trabalhadores entrevistados estão, de alguma forma, com medo de perder seus empregos. A sondagem também quis saber a expectativa em relação à retomada da economia no Estado do Rio de Janeiro: 58% dos consumidores se dizem  pessimistas, contra 32,3% que estão confiantes ou muito confiantes. Com relação à economia nacional, 48,4% dos pesquisados demonstram estar descrentes, mas 44,7% permanecem confiantes.

O estudo também mostra que aproximadamente 55,5% dos fluminenses estão com receio de ter sua renda familiar ainda mais reduzida por conta dos efeitos econômicos da pandemia. Já para 28,9% dos pesquisados, a renda vai se manter como está e, outros 13,1%, acreditam que vai até aumentar.

Maiores despesas do mês

O IFec-RJ ainda perguntou aos trabalhadores do Estado do Rio quais despesas se tornariam maiores em julho relativamente ao mês anterior. O grupo de alimentos e bebidas liderou o ranking com 77,8%, seguidos por luz elétrica, gás e água (55,5%); produtos farmacêuticos (42,7%); produtos de higiene pessoal (42,4%); produtos de limpeza (40,8%); internet de celular (14,2%); e produtos eletrônicos (9,6%).

Ítalo Schumacker exercia a função de auxiliar administrativo em uma empresa no ramo de e-commerce em Nova Friburgo até dezembro do ano passado. Após cinco meses desempregado, foi contratado para exercer a mesma função em outra empresa do ramo, mas ficou apenas um mês. Atualmente, Ítalo está empregado em outra empresa de e-commerce, exercendo a mesma função de auxiliar administrativo.

Ciente da dificuldade do momento e de já ter experimentado a incerteza da manutenção do emprego durante a pandemia, Ítalo se mostra apreensivo pelo momento de instabilidade. “O medo de ser demitido sempre te acompanha quando você tem seus objetivos e projetos e precisa do dinheiro que vem do seu trabalho. Então, essa insegurança sempre irá existir, mas sempre dou o meu melhor e procuro evoluir no trabalho”, disse.

Déficit de empregos

A economia brasileira fechou 1,19 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020, informou o Ministério da Economia esta semana. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo é a diferença entre as contratações e as demissões. No semestre foram registrados 7,9 milhões de desligamentos e 6,7 milhões de novas admissões.    O setor de serviços foi o que mais fechou vagas no primeiro semestre de 2020: 507.708 no total. Logo depois, destaca-se o setor de comércio, com 474.511 vagas a menos. A construção teve 32.092 vagas fechadas.

Apesar de estarem otimistas de que o pior já passou os membros da equipe econômica do Governo Federal preveem mais demissões quando o programa de suspensão e redução de contratos de trabalho terminar, o que para muitas empresas já acontecerá em agosto.

Para o IBGE, desemprego estável

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou para o próximo dia 6 a divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) referente ao trimestre de abril a junho. A última pesquisa divulgada apontou um desemprego de 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 12,7 milhões de pessoas, com um fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior.

O IBGE também tem divulgado, semanalmente, dados de desemprego relacionados à pandemia de Covid-19. Na última sexta-feira, 24, a pesquisa apontou que, entre os dias 28 de junho e 4 de julho, havia no país 11,5 milhões de pessoas desocupadas - na semana anterior, eram 12,4 milhões. Com isso, o desemprego ficou estatisticamente estável, em 12,3%. A população fora da força de trabalho, no entanto, teve alta: passou de 75,1 milhões para 76,8 milhões.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra