Parceria permite emissão de identidade e habilitação em cartórios

Cerca de 300 cartórios em todo o Estado do Rio estão habilitados para o novo serviço
sexta-feira, 02 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A parceria foi firmada na Corregedoria Geral de Justiça reunindo autoridades  (Foto: Detran-RJ)
A parceria foi firmada na Corregedoria Geral de Justiça reunindo autoridades (Foto: Detran-RJ)

O Detran, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro e o Colégio Notarial do Brasil – seção RJ assinaram na última semana um termo de cooperação técnica que permitirá que os cartórios de notas de todo o estado passem a emitir documentos de identidade, carteira nacional de habilitação e atos de transferência de veículos e recepção de comunicação de venda.

A parceria foi firmada em uma cerimônia na última quinta-feira, 1º, na Corregedoria Geral de Justiça. Com isso, os fluminenses passam a contar com mais postos para a emissão de seus documentos e também para atos de transferência. Em todo o estado, são cerca 300 cartórios de notas, que poderão se cadastrar para oferecer o serviço.

O documento foi assinado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; pelo presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Adolfo Konder; e pelo presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ), José Renato Vilarnovo. Participaram também da solenidade, o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Extrajudiciais (Comex), desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, e os juízes auxiliares da CGJ, João Luiz Ferraz e Alberto Republicano.

Assinatura do convênio

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, pontuou que a Corregedoria visa o diálogo, a desburocratização e a facilitação de acesso aos serviços públicos. Com mais esse convênio, a Corregedoria Geral da Justiça amplia a funcionalidade dos cartórios e, além dos cartórios de Registro Civil que já emitem os documentos, os cartórios de notas também poderão oferecer os serviços citados aos cidadãos.

Mais convênios

Pelo menos 27 cartórios de registro civil do Estado do Rio também começaram a emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em um convênio com o Detran-RJ. O atendimento ao público para emissão de CNH começou no fim de maio deste ano. A emissão de CNH em cartórios é fruto de convênio entre o Detran e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen-RJ), também com o objetivo de ampliar o atendimento à população e reduzir a demanda reprimida nos postos do Detran em razão da pandemia.

Os serviços disponíveis para o público nos 27 cartórios são: primeira e segunda via do documento, renovação, alteração de dados e de categoria da carteira de habilitação. O convênio entre Detran-RJ e a Arpen-RJ também é respaldado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: