Parceria friburguense desenvolve modelo de protetor facial para doação

O FaceShield, que não possui fins lucrativos, é um projeto colaborativo que vai fabricar e doar as peças a hospitais e clínicas
segunda-feira, 30 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A viseira especial, protetora, usada por um bombeiro (Divulgação)
A viseira especial, protetora, usada por um bombeiro (Divulgação)

Para ajudar no combate ao coronavírus, professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a empresa Persona 3D, desenvolveram um novo modelo de protetor facial para ser fabricado e doado para hospitais, clínicas médicas e odontológicas, com o objetivo de proteger a vida daqueles que estão na linha de frente contra o Covid-19: os profissionais de saúde.

O FaceShield Nova Friburgo, que não possui fins lucrativos, é um projeto colaborativo que conta com o apoio de alguns parceiros, todos da Região Serrana. O produto é composto de três itens: a viseira, o visor e um elástico posterior. Diferentes entidades produzem cada um dos três componentes do nosso aparato: Stam (viseira); Senai (visor); e Senai Moda (elástico).

“Essa iniciativa foi possível através do professor Edgard Poiate, da Uerj, junto a Matheus Raposo, da empresa persona 3D e ex-aluno da Uerj Nova Friburgo, e a professora Isis Poiate, da UFF Nova Friburgo. Estamos com falta de EPIs (equipamentos de proteção individual) mundialmente. Eles aperfeiçoaram o design da empresa Prusa, que colocou seu projeto disponível na internet para impressão em 3D. Eles conseguiram reduzir o tempo de impressão de cinco horas para uma hora e meia. Só que a impressão 3D não é o meio mais rápido de se fabricar. E o projeto ganhou uma escala muito maior quando foi possível fazer colaborações com o Senai e a Stam, que aumentaram muito a capacidade de produção”, disse Lucas Venâncio Lima, coordenador logístico do projeto.

A Stamp & Molde, ferramentaria de precisão do Grupo Stam, desenvolveu um molde para fabricar a viseira de máscaras de proteção Face Shield. Com a entrada da Stam no projeto, a fabricação da peça, que já tinha sido reduzida para uma hora e meia, agora será realizada em apenas 15 segundos, possibilitando o aumento da produção de 200 para três mil máscaras por dia.

“Nossa missão vai além de produzir fechaduras e cadeados, é fazer a diferença no mundo em que vivemos, em todos os momentos. Em tempos como este, onde precisamos somar esforços, solidariedade e fraternidade, divulgar boas notícias é motivo de grande orgulho para a gente”, disse a Stam através de um comunicado.

Márcia Carestiato, conselheira da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), destacou que o momento é de unir conhecimentos e esforços para criar soluções criativas que possam contribuir no enfrentamento do coronavírus: “As diversas possibilidades e potencialidades oferecidas pelo Fab Lab do Senai aliadas a competência dos profissionais e pesquisadores que lideram esta empreitada são a garantia de que soluções eficientes serão encontradas na luta contra a pandemia. A participação da indústria dará um ganho de escala e velocidade na produção das máscaras, o que é fundamental num momento em que é preciso correr contra o tempo”, explicou.

O projeto

O modelo desenvolvido apresenta diversas vantagens: pode ser impressa em impressoras 3D com mesas de 20 x 20 cm; foi adicionado um “teto” para que não haja circulação descendente/ascendente de fluido contaminado; possui uma proteção suave para a pele com tecido passível de higienização; graças a sua geometria desmontável, facilita a esterilização do protetor pelo usuário.

Para que o projeto atenda ao maior número possível de instituições odonto-médico-hospitalares, estão sendo aceitas doações de diversos materiais e insumos, como folhas de PET ou PVC, elástico, caixas de papelão, luva descartável, entre outros. Quem puder colaborar deve entrar em contato através do email: faceshield.novafriburgo@gmail.com.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra