No último sábado, 24, a Praça das Colônias de Nova Friburgo foi palco de um importante encontro: a Plenária Regional Rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025 – edição Região Serrana. O encontro reuniu participantes de Nova Friburgo, Carmo, Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Trajano de Moraes. O evento também contou com a participação da vereadora Maiara Felício (PT), da subsecretaria municipal de Cultura, Ana Paula Lengruber e da titular da Secretaria Municipal da Mulher, Vanderleia Abrace essa Ideia.
Durante o encontro, as participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e refletir sobre os desafios e oportunidades que enfrentam no dia a dia. O evento também serviu como um espaço para planejar ações futuras e estratégias para promover a igualdade de gênero e racial, dando voz às mulheres negras nos espaços de poder.
(Foto: Laís Lima)
Sobre a Marcha
A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver é um movimento social que mobiliza mulheres negras de todo o Brasil para reivindicar direitos, combater o racismo e a violência, e defender o bem-viver. A primeira Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, aconteceu em 2015, e reuniu cerca de 100 mil mulheres nas ruas de Brasília, um marco histórico e político para o Movimento de Mulheres Negras no Brasil.
(Foto: Laís Lima)
A marcha foi idealizada em 2011 no Encontro Ibero-Americano do Ano dos Afrodescendentes, em Salvador, e promovida por diversas entidades ligadas ao movimento negro. O Rio de Janeiro é o único estado que já teve 11 marchas das mulheres negras. Ainda este ano terá uma Marcha das Mulheres Negras em Copacabana no dia 27 de julho e a última do ano em 25 de novembro em Brasília.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim
Deixe o seu comentário