É inevitável refletir sobre o que passou e criar expectativas para a caminhada que se inicia. Para dar um incentivo ao seu planejamento, selecionamos algumas metas que podem ser incluídas na sua agenda e serem realizadas em 2025.
Comece analisando o ano que acabou, pense sobre o que a(o) impediu de alcançar as metas traçadas e reflita sobre o que faltou em sua vida no ano passado e gostaria de alcançar neste. Por exemplo:
-
Tenha foco e prioridades: Escolha o que é prioridade pra você e só então decida quais metas vão fazer parte do seu planejamento — comece aos poucos, mas garanta que sejam concretizadas;
-
Anote: Ao listar as metas você tira do imaginário e as coloca em um local mais concreto e real;
-
Crie um passo a passo: Parta de uma listinha com metas menores e que juntas vão resultar na meta maior. Aívocê vai riscando o que já conquistou e sentindo o progresso — isso anima a não desistir e garante que você está seguindo em frente;
-
E comemore cada meta alcançada: Ou cada passo importante que seja dado. Assim você conta para si mesmo e para o universo que é grato pelo que está conquistando!
Antes de tudo, cuide da saúde
Alimentação saudável, com os nutrientes certos, para o bom funcionamento do corpo. Para uma atividade física, a academia é um excelente começo, mas também pode escolher outras como corrida, dança, yoga, esporte coletivo etc.
Água + sono. Consuma a quantidade correta de água para o seu corpo, sem esquecer de garantir boas noites de sono. E não se esqueça de separar um tempo durante o ano para colocar em dia as consultas e exames de rotina.
Por fim, o cuidado com a mente é algo importante para qualquer ser humano. Afinal, a maneira com que lidamos com nossas emoções influencia completamente em como realizamos as nossas tarefas. Ter saúde mental fortalece o ser humano para enfrentar os desafios que 2025 pode apresentar e, caso necessário, lembre-se que um acompanhamento psicológico pode fazer a diferença.
Redes sociais: Elas nos aproximam de pessoas queridas, nos ajudam a conhecer gente nova e trazem boa parte do entretenimento que nos diverte durante a rotina do dia — mas nada em excesso é legal. Se você não trabalha com isso, reflita um pouco sobre o tempo que passa descendo e subindo a tela do celular e se pergunte se não tem nada mais legal para se fazer no momento.
Experiências: Aproveite o tempo que está sobrando — agora que conseguiu esquecer um pouco o celular — e experimente conhecer pontos turísticos da cidade, ir a novos lugares, passear nos parques, conhecer pontos e personagens históricos de seu município, e tantas outras belezas espalhadas por todo canto desse país.
Currículo: Dedique-se a dar uma turbinada no seu currículo. Coloque o seu planejamento profissional em dia e descubra quais habilidades e conhecimentos são necessários para chegar aonde deseja. Volte a estudar, inscreva-se em cursos particulares ou aproveite os cursos online gratuitos que estão na internet. Dá para estudar onde e quando puder.
Finanças pessoais: Planeje o futuro. Seja para viajar, comprar bens materiais e até mesmo se preparar para a aposentadoria. Pode ser em uma planilha no computador ou com as despesas anotadas à mão, para entender como está usando o seu dinheiro. Com o tempo e educação financeira pessoal, é possível se organizar para guardar um dinheiro que vai ser usado para emergências, lazer e/ou para a aposentadoria.
Férias e viagens: Essa é uma meta para o ano novo que já deve aparecer na sua organização financeira.
Coloque a data das férias na sua agenda e planeje, antecipadamente, todos os itens que vai precisar reservar e pagar. Garanta que a sua viagem seja para descansar e se divertir, sem preocupações.
Deixe o seu comentário