Pandemia provocou 635 demissões em Friburgo em abril

Sindivest leva dado ao Tribunal de Justiça em defesa da flexibilização gradual do comércio
quarta-feira, 24 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Comércio fechado em Friburgo (Arquivo AVS/  Henrique Pinheiro)
Comércio fechado em Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Dias atrás o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindivest) dirigiu-se ao desembargador Cláudio de Mello Tavares, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a fim de requerer sua habilitação no processo que trata da flexibilização do funcionamento de comércio não essencial em Nova Friburgo, na qualidade de amicus curiae - expressão em latim equivalente a “amigo da corte”, utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais, oferecendo-lhes melhor base para questões relevantes e de grande impacto. A informação é da coluna do Massimo desta quarta-feira, 24.

Neste caso específico, naturalmente o objetivo do Sindivest é fornecer argumentos em favor da retomada econômica, em resposta à Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado do Rio sob a alegação de aumento do risco à coletividade em decorrência da propagação do coronavírus.

Para tanto, o sindicato alega que os fatos e fundamentos que guiaram a Defensoria já foram “completamente modificados”, antes de listar fatos novos ocorridos após a concessão da liminar.

“Foram entregues ao município de Nova Friburgo, após a concessão da liminar, 29 respiradores, os quais foram devidamente testados e encontram-se à disposição da população de modo geral, no Hospital Municipal Raul Sertã, que inclusive gerou aumento no número de vagas disponíveis para tratamento da Covid-19. (...) Corroborando com estes dados, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro(...) enfatizou que não se faz necessária a inauguração dos novos hospitais de campanha, inclusive o que seria instalado em Nova Friburgo, uma vez que a ocupação atual vem atendendo a contento as necessidades da região.”

Empregos

O documento aponta, por outro lado, que somente no mês de abril de 2020 o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou a perda de 584 postos de trabalho em Nova Friburgo, com 51 admissões e 635 demissões.

A peça também trata de dados recentes sobre as taxas de ocupação do Hospital Raul Sertã, embora esse número se altere de maneira significativa de dia para dia.

Na manhã de terça-feira, 23, por exemplo, sete dos 17 leitos de enfermaria destinados à Covid-19 no Raul Sertã estavam ocupados, ao passo que no CTI oito dos dez leitos estavam em uso.

Assim como no dia anterior, três pacientes continuavam intubados.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra