No início de agosto de 2020, A VOZ DA SERRA publicou reportagem destacando que a bicicleta é o meio de transporte mais em alta nesta pandemia. Observa-se as recentes iniciativas da prefeitura ao investir em ciclovias e ciclo faixas em trechos urbanos de Nova Friburgo, no entanto, esta mesma atenção não tem ocorrido em áreas mais afastadas como os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, onde a quantidade de ciclistas também tem crescido e as bikes, cada vez mais são utilizadas por lá.
O crescente movimento de ciclistas traz à tona a falta de segurança nas estradas e ruas da cidade. A falta de sinalização, seja vertical (placas) ou horizontal (marcações no pavimento) torna a circulação dos ciclistas ainda mais perigosa, colocando em risco a vida de quem faz uso das vias, agravado pelo fato de não ter uma urgência médica 24 horas naquela região.
O grupo Pedal Feminimo de Lumiar já se reuniu com a prefeitura em janeiro e abril deste ano, ressaltando que segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) os municípios também têm o dever de promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas. O grupo, na época, solicitou que o tema fosse priorizado e apontou alguns trechos críticos e que necessitam de sinalização urgente: em Boa Esperança próximo à ponte da Favela Seca e ao Poço Belo; na estrada Lumiar-São Pedro nos trechos próximo ao mercado Moura 2; antes do estreitamento da entrada para Benfica; antes da ladeira do Saldanha e na chegada ao distrito. Na rodovia RJ-142 também há pontos críticos, como próximo ao acesso a Rio Bonito; antes da descida e da subida do Poço Feio; próximo ao antigo posto de gasolina; na descida próxima ao cemitério; na curva próximo a Pedra Riscada e próximo à pousada Pedra Riscada. O grupo de pedal levou em consideração que o movimento maior de ciclistas na RJ-142 se dá nos trechos entre a entrada de Rio Bonito e o acesso ao Encontro dos Rios Macaé e Bonito.
O grupo ainda relata que “seria de extrema importância um projeto de sinalização mais abrangente, que considerasse todas as regiões do município''. Os membros complementam que a manutenção das vias e a roçada das margens também são prioridades. “Com o mato alto a visibilidade dos motoristas e ciclistas é prejudicada, o que aumenta o risco de acidentes. A implantação de quebra-molas também é bem vinda.
Perigo atrás de perigo
Não é só a falta de sinalização e de capina que coloca os ciclistas em perigo. Carla Perrone, do grupo de pedal, também observa a necessidade de campanhas educativas. “A subida para São Pedro é muito arriscada, pois a via é estreita e geralmente os motoristas não respeitam a lei de trânsito que determina a distância de 1,5 m entre veículos e ciclistas. As pessoas ainda não enxergam a bicicleta como um veículo e nós temos que pedalar no meio da pista e sinalizar para o motorista não nos ultrapassar em alguns trechos para evitar acidentes. Além de sinalização, precisamos urgentemente de campanhas educativas para os motoristas”, relata Carla.
A falta de manutenção das vias também é outro problema. “Aconteceu comigo duas vezes a mesma situação: estava pedalando na estrada de Rio Bonito e me deparei com uma picape e em seguida uma moto. Devido aos buracos e valas de escoamento nas margens da estrada, os carros acabam entrando totalmente na contramão. Na tentativa de desviar, ambos fomos para o mesmo lado mas voltamos para a minha mão e por fim conseguimos evitar uma colisão frontal”, contou Natácia Luana Barbosa, que também é integrante do grupo.
Duas reuniões e nada feito
Em janeiro deste ano, alguns integrantes do Pedal Feminino se reuniram em Lumiar com o secretário de mobilidade urbana, Fabrício Medeiros, e a secretária de Turismo, Maria Angélica Rocha. Entregamos uma carta com demandas e sugestões. Além dos secretários, estiveram presentes: Verônica Suhett e Léo Palma, representando os ciclistas, além do subprefeito de Lumiar e São Pedro, Jorge Freimann. Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira, 24, para o grupo cobrar novamente uma solução.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), informa que “nas demandas referentes à sinalização, já esclareceu aos representantes do grupo que a pasta está realizando um processo de licitação para a aquisição dos materiais essenciais para a realização dos trabalhos e que grande parte do trecho solicitado (RJ-142) é de competência do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio (DER).
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