Os desafios da alfabetização em tempos de pandemia

Sem aulas presenciais, o Caderno Z apresenta algumas estratégias adotadas por escolas e professores para manter o ensino e o aprendizado em casa
sábado, 05 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Professora Inhaiara Azevedo (Foto: Arquivo pessoal)
Professora Inhaiara Azevedo (Foto: Arquivo pessoal)

Vejamos como reagiu a professora de alfabetização Inahiara Menezes ao impacto da chegada da Covid-19, o consequente fechamento das escolas e aulas on-line: 

“De uma hora para outra, todos os professores se viram diante de “um novo” que estava sendo percebido e conhecido aos poucos, mas que, a partir de então, deveria ser compreendido, dominado e posto em prática. Frio na barriga, noites de insônia, ansiedade, medo, insegurança. A vontade era fechar os olhos, contar até dez e... Plim! Voltando ao normal! Mas, somos guerreiros e capazes de nos reinventarmos.

Amo minha profissão, amo tudo o que faço por ela, amo as pessoas que ela me traz e amo aprender, estudar e me reinventar! Sendo assim, sabendo da importância da alfabetização na vida das crianças e de seus familiares, tratei logo de buscar livros, artigos, lives, cursos, pesquisa por técnicas e novas ferramentas para aprimorar meu trabalho e fazê-lo, agora, a distância. 

Mas, tratava-se de alfabetizar um criança que via sua vida mudar sem saber bem o motivo, sem entender esse distanciamento do colégio, dos amigos, dos professores e de familiares. Uma criança que acabava de despertar há alguns dias para esse mundo da leitura e da escrita. E o tempo de concentração? Como fazê-las entender que a telinha não seria somente para jogos e brincadeiras, mas para aulas, com atividades a serem realizadas e corrigidas, com tempo de organização, gravação, manuseio de câmera e microfone? 

Enfim, não foi fácil pensar em todos esses fatores sem preocupação, mas de uma coisa eu tinha certeza: Era preciso fazer algo, tentar e criar. Era preciso paciência, organização do tempo e das atividades. Era preciso dar, ainda mais, significado real a tudo que fosse apresentado. 

Assim, venho inventando e reinventando estratégias para atrair a atenção dos alunos e diminuir a distração (mesmo de longe), aguçando o interesse e o prazer em aprender de um modo diferente.”

Este é o tema desta edição: como alfabetizar crianças através de uma telinha de computador. Bom fim de semana, se cuidem e cuidem dos outros!

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