Os 75 anos do AVS e a definição de jornalismo por García Márquez

Jornalistas do AVS, em home-office, recitam o texto em videoconferência; assista
sexta-feira, 10 de abril de 2020
por Alan Andrade (alan@avozdaserra,com.br)

Diante da recomendação dos órgãos de saúde para que se faça o isolamento social, muitos funcionários de A VOZ DA SERRA têm trabalhado em regime home-office. E como a videoconferência é uma ferramenta que tem sido amplamente utilizada por empresas, instituições de ensino à distância – e até mesmo amigos e familiares distantes, aproveitamos a oportunidade para fazer uma homenagem ao jornal, que completou 75 anos de história no último dia 7.

Em comemoração a uma data tão especial para Nova Friburgo e que ainda coincide com o Dia do Jornalista, parte da equipe gravou em vídeo um texto de um dos maiores escritores do século 20, o colombiano Gabriel García Márquez, jornalista e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. O título do texto de García Márquez é sugestivo: El mejor oficio del mundo (A melhor profissão do mundo), onde o autor diz:

“O jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar pela sua confrontação descarnada com a realidade. Ninguém que não haja padecido dela pode imaginar essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida. Ninguém que não a tenha vivido pode conceber sequer o que é a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso. Ninguém que não tenha nascido para isso e que esteja disposto a viver somente para isso poderia persistir em um ofício tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fosse para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não volta a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.”

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: