Orçamento e crise: tema da 1ª pergunta da sabatina do AVS com os 16 candidatos a prefeito

Sucesso do próximo governo depende muito das medidas de estímulo à economia pós-pandemia
terça-feira, 06 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Orçamento e crise: tema da 1ª pergunta da sabatina do AVS com os 16 candidatos a prefeito

AVS pergunta: O sucesso do próximo governo depende, fundamentalmente, das medidas de estímulo à economia e combate à crise econômica agravada pela pandemia da Covid-19. Quais as principais iniciativas que o seu programa de governo prevê para fomentar o crescimento econômico sustentável e reduzir a dependência em relação a repasses de esferas superiores? (Respostas por ordem alfabética)

 

Alexandre Cruz:

“Temos um plano de trabalho, e não de Governo, pois esse é o nosso intuito: trabalhar e servir o cidadão friburguense como ele merece. Pós- pandemia, vamos trabalhar em conjunto com entidades que fomentem as indústrias e o comércio, que mais empregam na cidade. E, como Nova Friburgo tem um potencial turístico enorme, ainda a ser fomentado, esse setor merece atenção especial. O mundo mudou rapidamente. Novas necessidades e novas profissões surgiram. Sempre fomos pioneiros. Desde as primeiras fábricas têxteis e eletromecânicas até as confecções de lingerie.  Muitas empresas de tecnologia que estão nos grandes centros podem perfeitamente se estabelecer em Nova Friburgo. Temos um clima maravilhoso, infraestrutura educacional e de saúde, custo de vida menor e vamos restabelecer a lei de incentivo às empresas de tecnologia. Elas empregam pessoas capacitadas e com salários mais altos. Por outro lado a prefeitura precisa reorganizar suas contas públicas para recuperar sua capacidade de investimento em construção civil, um setor que responde rápido à retomada do investimento gerando emprego e renda. Tudo isso ajudará a preparar a cidade para uma nova e desafiadora perspectiva econômica.”

 

André Montechiari

“A recuperação da economia e da autoestima da população certamente será o nosso grande desafio em 2021. Pensando nisso, elaboramos um plano de governo que será executado por um secretariado técnico. Nova Friburgo é uma cidade empreendedora e o nosso objetivo é fazer com que todos os setores se destaquem trazendo o desenvolvimento para o município e para quem vive aqui. A cidade tem grandes potenciais como o turismo, as indústrias têxtil e metalmecânica, educação, a área tecnológica, agricultura e entre outras áreas que não tiveram a atenção e preocupação devida. Nossa função é fazer com que a administração pública não atrapalhe esse potencial e sim dê condições para quem quer empreender possa abrir seu negócio e gerar renda e empregos com menos burocracia e mais agilidade, e também promover a qualificação profissional de quem vive aqui para que se insiram no mercado de trabalho.”

 

Arthur Mattar

“Nosso plano de governo, elaborado com participação direta da sociedade, visa promover o desenvolvimento dos bairros e o bem-estar de todas e todos os friburguenses. Esse é nosso dever e nossa meta. Temos que promover o desenvolvimento econômico sustentável e o fortalecimento da estrutura produtiva, com programas e ações que visem à geração de emprego e renda, convergindo com um dos nossos maiores patrimônios, o meio ambiente. Articular esforços com diversas entidades, principalmente com as instituições do ensino superior e técnico, com o objetivo de atrair a instalação de um polo de tecnologia, no âmbito de uma nova comunidade de inovação e conhecimento. Propor sistemas de incentivos fiscais que contribuam para tornar Nova Friburgo cada vez mais atrativa para a criação e instalação de empresas. Buscar a geração de emprego de alta qualidade, inovação, competitividade e crescimento dos negócios. Expandir e desenvolver a rede de incubadoras e espaços de aceleração de empresas. Promover o “Programa de Empreendedorismo e Empregabilidade para os Jovens.”

 

Cacau Rezende

“1 - Conselho de Desenvolvimento econômico: com lideranças empresariais e empreendedores municipais. Prefeitura como articuladora das forças locais; 2 - Economia criativa: desenvolvimento de novas relações entre tecnologia, inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade; democratização digital: computadores, celulares e rede para todos, principalmente, nas áreas mais carentes; 3 - Cidade Viva e Sustentável: espaços preparados para pessoas caminharem e permanecerem cria vitalidade e segurança, promove o comércio, gera renda e ICMS; 4 - Ecoturismo: planejamento estratégico do turismo ecológico, aproveitando o potencial do município na área da economia verde que mais cresce em todo o mundo; 5 - Finanças Municipais: corte de despesas desnecessárias, fim dos cargos comissionados, contratação através de concurso público ou aprovadas por Conselho Municipal; 6 - ICMS Verde: otimizar o uso do solo, aumento de cobertura verde, recuperação de áreas degradadas, saneamento ambiental, culturas orgânicas para aumento de arrecadação do ICMS Verde; 7 - Equipe técnica: garantindo repasses constitucionais e elaboração de projetos para captação destes e de outros recursos nacionais e internacionais.”

 

Cláudio Damião

“Temos potencialidades no campo, no ecoturismo e na cidade. Possuímos fatores e elementos determinantes para sermos um forte destino turístico. Faz parte da nossa proposta reestruturar esses elementos para que se tornem fontes significativas de geração de emprego e renda. Atenderemos e criaremos outros segmentos, como o Conselho de Desenvolvimento, Trabalho e Renda. Trabalharemos junto ao Movimento de Inovação Tecnológica para criar um polo tecnológico com o objetivo de trazer indústrias de informática. Fomentaremos a criação de startups buscando parcerias com as universidades; aprofundaremos as vocações têxtil, moda íntima, polo metalmecânico, truta, flores, agricultura orgânica, turismo, cultura etc.; estimularemos o associativismo e mecanismos de estímulo ao microcrédito. Além dos eventos consagrados, criaremos e estimularemos a divulgação e a agregação de valor aos setores produtivos e de serviços da cidade; fortaleceremos o polo universitário municipal e regional em articulação com as secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia; estimularemos as micro e pequenas empresas com apoio em capacitação, seminários, feiras de estímulo, e regularização de pequenos empreendedores.”

 

Delegada Danielle Bessa

“Os efeitos da pandemia gerada pela Covid-19 são, de longe, a segunda maior crise em Nova Friburgo depois da grande tragédia climática em 2011. Acredito que, agora, seja a hora de, mais uma vez, nossa população erguer a cabeça e ir novamente à luta. Para isso, nosso município precisa focar e fortalecer o investimento em setores potentes, tais como as indústrias têxtil e metalomecânica, bem como a agricultura e a agropecuária. No âmbito da prefeitura, primeiramente, será preciso passar um pente fino em todo o sistema, revisar e reduzir os valores de contratos, acabar com as regalias, cortar cargos comissionados desnecessários e combater a corrupção. Outro ponto é trabalhar com uma gestão íntegra, inteligente e eficiente, por meio de equipes técnicas preparadas, para as funções que exercerem, eliminando cargos baseados em favoritismos e barganhas políticas. Essas equipes irão trabalhar com ideias inovadoras, com soluções inteligentes e viáveis, que venham do poder público. E o terceiro passo é abrir o município para novas empresas e investir cada vez mais em parcerias público-privadas, para valorizar os projetos locais e tornar Nova Friburgo um município autossuficiente.”

 

Dr. Luis Fernando

“Em primeiro lugar, não entendemos como sendo “dependência” das esferas superiores. Todos nós pagamos impostos em âmbito municipal, estadual e federal, e portanto temos o direito de ver sua aplicação. O repasse ao município não é uma “caridade”, mas um dever da Federação. A atuação do poder público em cenários de crise é ainda mais importante e por isso nosso governo trabalhará em políticas de incentivo ao turismo. A definição de uma agenda de eventos culturais “plurais” e sua boa divulgação, atraindo ainda mais turistas para o município, consequentemente gerando emprego e renda para pequenos e médios negócios. Além do impacto direto no setor hoteleiro e gastronômico, o turismo de negócios é imprescindível para o setor têxtil, que emprega milhares de cidadãos friburguenses, além da criação de um programa de incentivos, de forma a viabilizar a instalação no município de novas empresas.”

 

Hugo Moreno

 

“Friburgo Operária cobrará dos grandes proprietários de imóveis urbanos as milionárias dívidas tributárias. Dará andamento às execuções fiscais suspensas ao gosto de escusos interesses. Estabelecerá auditoria da Planta Genérica de Valores, de modo que a grande propriedade urbana pague pelos bens que detém em benefício da maioria. Reduzirá a zero a alíquota do IPTU nas áreas urbanas de proteção social. No campo da despesa pública, rescindirá, unilateralmente, os contratos de locação de imóveis em que funcionem repartições públicas. Todas as obras serão executadas diretamente, sem as empreiteiras. A economia de recursos direcionará valorosas cifras para a prestação efetiva de serviços públicos e a valorização salarial do funcionalismo. O Plano de Obras Públicas será proposto às comunidades, com a contratação direta de trabalhadores e o respeito irrestrito à periodicidade dos concursos públicos. Friburgo Operária é o programa de governo pautado pela justiça social e a organização e mobilização popular; por uma cidade sustentável, construída a partir da classe trabalhadora, da juventude e da população das comunidades pobres.”

 

Johnny Maycon

“Para fomentar o crescimento econômico sustentável nós vamos projetar as potencialidades de Nova Friburgo para outros municípios e estados, destacando os pontos turísticos, moda íntima, indústria metal mecânica, produção agrícola, cervejarias artesanais entre outras. A nossa gestão promoverá e incentivará a participação de empresas de Nova Friburgo, em parceria com as associações de classe respectivas, em feiras, exposições e outros eventos, divulgando assim, o parque produtivo do município. Nós desenvolveremos uma plataforma digital intitulada como “Pute –  Portal Único Turístico e de Eventos” que apresentará a agenda atualizada de eventos da cidade, pontos turísticos, vocações econômicas, hotéis, restaurantes… Este portal concentrará as principais informações atrativas de Nova Friburgo e será impulsionado para todo o Brasil. Todas as empresas de Nova Friburgo terão que disponibilizar na janela principal do seu site um link que direcione para o “Pute”. Nova Friburgo tem um e-commerce muito fluente que vende on-line para o Brasil inteiro e até para o exterior. Uma pessoa ao acessar um destes sites, poderá se despertar para visitar Nova Friburgo e/ou comprar um produto de nossa terra.”

 

Juvenal Condack

“O nosso plano de governo foi construído pensando em formas de gerir o município com mais economia nos processos de rotina e mais integração entre os setores fundamentais ao desenvolvimento local. A saúde é o maior gasto do município e mais gestão nesta área é fundamental. Vamos informatizar toda a rede, otimizar os repasses, desburocratizar os agendamentos e atendimentos médicos, acabando com faltas nos almoxarifados e farmácias. O turismo é um setor básico de nossa economia. Vamos fomentar a criação/revitalização de circuitos turísticos explorando vocações com o turismo rural, gastronômico, de aventura e o ecoturismo.  Iremos reabrir a Praça das Colônias e criar mais valor para pontos turísticos como o Cão Sentado, Véu das Noivas, Praça do Suspiro e outros. Cenarizar Mury como vila suíça e manter centros de informações turísticas para dar o suporte necessário ao visitante. Vamos construir conjuntos habitacionais com mais conforto e dignidade para quem quer sair das ocupações irregulares e da má qualidade de vida. Utilizarei toda minha experiência de gestão empresarial para estancar os desperdícios com dinheiro público e colocar as contas do município no campo superavitário.”

 

Lucidarlen Novaes

“A grande maioria dos municípios no Brasil depende dos repasses de verbas dos estados e/ou da União, senão as contas não fecham, a crise agravada pela pandemia será um grande desafio para todos os municípios brasileiros. Esses repasses em muitos casos são obrigatórios e essa dependência vem de longa data. Os impactos causados pela pandemia e que afetaram a economia em todo país serão sentidos por muito tempo. A retomada da economia, e consequentemente o crescimento da independência financeira, está intimamente ligada à geração de emprego e renda, e esta, por sua vez, está diretamente ligada à qualificação profissional. Nova Friburgo é uma cidade resiliente, mostramos isto em 2011. Nosso governo fará crescer a empregabilidade a partir de capacitação profissional para os munícipes. Incentivo fiscal para empresas que contratam pela primeira vez um jovem sem experiência e às que contratam pessoas com idade mais avançada também é uma proposta de nossa gestão.”

 

Mariozam da Rádio

“Reduzir o número de secretarias e cargos comissionados que atualmente oneram os cofres públicos e ultrapassam o número de servidores concursados. Criação do Banco Municipal de Desenvolvimento em parceria com bancos do Governo Federal para captar recursos e, com apoio do município, criar linhas de crédito a pequenas empresas, fortalecendo o empreendedorismo. Os servidores passariam a não mais receber em bancos privados. Enviar pedido de redução de repasse da arrecadação do município à Câmara, que hoje é de 6% para 3%. Acabar com a cobrança abusiva para que uma empresa se instale no município e promover a criação de novas empresas com incentivos fiscais, liberação imediata de alvarás e apoio jurídico para que os trâmites legais junto a receita e outros órgãos públicos sejam rápidos. Movimentar o turismo local: a floricultura, a agricultura, as cachoeiras, o artesanato, organizando um calendário turístico que funcione com a volta da Festa da Cerveja, exposição agropecuária e turismo religioso. Incentivar a criação de cooperativas da moda íntima, transporte de passageiros por vans, produtos artesanais, materiais recicláveis e outros, são ações que atendem o presente e não comprometem o futuro.”

 

Renato Bravo

“O primeiro mandato de Renato Bravo geriu tecnicamente a cidade, fortaleceu ambientes de negócios, desburocratizou abertura de empresas, estimulou o turismo e não só manteve empregos, como criou postos de trabalho, com grandes empresas que investiram aqui.  Ambientes de inovações tiveram respostas rápidas e imediatas, como a produção de máscaras para enfrentar a epidemia da Covid-19, que apoiou confecções locais. Com projeção de crise econômica ainda pior em 2021, Renato Bravo intensificará a implementação de inteligência de negócios e de redes de empreendedorismo, articulando pequenos produtores com os pontos de venda, para estimular a economia local. Apoio à moda íntima e indústrias de transformação com polo industrial de base tecnológica, criando e atraindo empresas e serviços para melhorar processos e equipamentos. Instituirá ações em economia criativa e circular, com reutilização de resíduos e inclusão de pessoas em vulnerabilidade social e econômica. A educação profissional será voltada a vocações e demandas do município, projetos de parceria com representações dos setores produtivos, universidades e terceiro setor, com ênfase em treinamento e capacitação profissional.”

 

Sérgio Louback

 “O papel dos municípios é fundamental na retomada da economia. Precisamos conscientizar a população sobre a importância de aquecer a economia interna valorizando o que é nosso. Em nossas propostas temos a "Sala do empreendedor", que orienta micro e pequenos empreendedores para que se formalizem e possam crescer e atrair investimentos, gerando empregos. Inclusive, os orientando a se tornarem aptos à exportação de produtos produzidos em nossas indústrias, junto aos nossos países colonizadores. Temos a Coopvest, que trata da reintegração no mercado de confecções com dificuldades financeiras. Ações como o "Condomínio Industrial" e a "Feira do Empreendedorismo Jovem" vão promover oportunidades de estágios remunerados e cursos profissionalizantes aos nossos jovens. Vamos dar oportunidade às nossas mulheres rurais com a "Cooperativa da mulher rural e processamento de alimentos" que propõe a elas desenvolvimento e crescimento econômico, evitando o desperdício de alimentos. Temos ainda o setor do turismo, privilegiado pela alta do dólar que desaqueceu as viagens internacionais, aquecendo o nosso turismo interno. São muitas propostas. Acessem para conhecer: sergiolouback.com.br/emprego”.

 

Silvia Faltz

“Entendemos que Nova Friburgo não é uma ilha isolada do Estado do Rio, do resto do Brasil, e do mundo. Qualquer que sejam as saídas para a crise que vivemos, elas precisam ser pensadas e implementadas no âmbito estadual, nacional e mesmo mundial. Mas, podemos e devemos fazer a nossa parte. Um de nossos principais focos será a geração de emprego e renda. Investir em projetos de economia solidária, que tem dado resultados em outras cidades administradas pelo PT. Priorizar políticas públicas que valorizem os pequenos negócios e as microempresas. Focar na regularização de centenas de pequenas confecções da indústria têxtil, na indústria metal-mecânica, no setor de serviços, no turismo sustentável (hotelaria, gastronomia, guias/passeios turísticos), na cadeia produtiva da cultura e da arte. Hortas comunitárias, agricultura familiar, agroecologia, com feiras e eventos promovendo estes produtos em todos os distritos. Estudar a possibilidade de criação de um Banco do Povo, para financiar pequenos projetos e negócios. Criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico, com participação de empresários, trabalhadores e Poder Público, além do programa ‘Primeiro Emprego’, com foco na juventude.”

 

Wanderson Nogueira

“Nossa ideia de sustentabilidade está encoberta pela dimensão ecológica, a econômica, social, cultural, psicológica e territorial, em que a capacidade de articulação é essencial.  A economia exige nesse momento, em especial, um conjunto de ações que minimizem os efeitos do período histórico que vivemos que, sobretudo, promovam o melhor aproveitamento de nossas potencialidades para sairmos da crise que se instaurou. A falta de recursos exige uma gestão criativa e inovadora em seu planejamento, assim como firme e acelerada em sua execução. Por isso, algumas de nossas propostas são: desenvolver a indústria criativa na área tecnológica e de games; agregar valor à nossa produção rural, através de uma incubadora de negócios; o fomento de pequenos empreendedores, através do microcrédito; eventos fortes para estimular a produção cultural e o turismo; fortalecer o polo de moda íntima e metal mecânico; criar áreas de desenvolvimento econômico sustentável, além da necessidade de se aproveitar o polo universitário para promover a conexão entre academia científica e setor produtivo. Essas ações fortalecem a nossa economia e o comércio local, gerando mais empregos e renda.”

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições