Operação Lei Seca intensifica ações nesta Semana Nacional do Trânsito

Equipes realizarão blitzes em todo o estado, a partir deste sábado, até com o auxílio de drones
sábado, 18 de setembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Operação Lei Seca intensifica ações nesta Semana Nacional do Trânsito

As blitzes da Operação Lei Seca serão  intensificadas em todo o estado durante a Semana Nacional do Trânsito, que começa neste sábado, 18, e vai até dia 25 de setembro. O objetivo é reforçar a importância da segurança no trânsito e a mensagem  “nunca dirija depois de beber”.

As equipes de educação, compostas por agentes cadeirantes que foram vítimas de acidente de trânsito, vão realizar ações integradas com as equipes de fiscalização. Entre as ações de educação estão conscientização em pontos turísticos, em parceria com o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), em praças de pedágio como a Linha Amarela, palestras em empresas virtuais e presenciais como de transporte rodoviário, palestra em escolas, além de ações sociais em municípios como Itaguaí. No Dia Mundial sem Carro, uma ação social será realizada na Praça Quinze. Outras ações sociais serão realizadas em parceria com órgãos públicos como na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Macaé, além de uma palestra para os funcionários da instituição.

Blitzes de fiscalização também serão realizadas em todo o estado durante o dia e à noite para que acidentes de trânsito sejam evitados, sendo algumas em parceria com órgãos como Operação Segurança Presente, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transportes, entre outros. Na próxima quinta-feira, 23, uma ação especial de fiscalização será realizada em conjunto com o Detran com apoio de drones da equipe do Gabinete de Segurança Institucional do governo do estado. 

Coordenada pela Secretaria estadual de Governo, a  Operação Lei Seca foi criada em 19 de março de 2019 com o objetivo de salvar vidas. Pioneira no Brasil, a operação vem mudando o comportamento da sociedade e serve de modelo para outros estados brasileiros. Até hoje mais de 3,5 milhões de pessoas foram abordadas e mais de 223 mil motoristas alcoolizados foram retirados das ruas. E para conscientizar a população, mais de 17 mil ações de educação já foram realizadas em todo o estado. 

As principais ações da Operação  Lei Seca na Semana Nacional de Trânsito:

18/09 (sábado)

13h - ação de educação em parceria com o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) no entorno do Boulevard Olímpico. 

Local: Praça Mauá, centro do Rio. 

 

21/09 (terça-feira)

9h - ação de conscientização na Linha Amarela em parceria com a Lamsa. 

Local: praça do pedágio. 

 

22/09 (quarta-feira)

A partir das 7h - ação em comemoração ao Dia Mundial sem Carro.

Local: Praça XV 

 

23/09 (quinta-feira)

21h – ação de fiscalização em conjunto com o DetranRJ e com o apoio de drones do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo do estado.

Local: Barra da Tijuca, endereço a ser definido. 

 

24/09 (sexta-feira)

9h - ação social em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Macaé. 

Local: Avenida Atlântica, Macaé. 

 

LEIA MAIS

Devido à pandemia, novos protocolos estão sendo utilizados nas blitzes de fiscalização desde o ano passado

Previsão para feriadão de Aparecida ultrapassa o da Independência, quando 120 mil veículos cruzaram principal estrada de acesso a Friburgo

Já faz dois anos que veículo de grande porte está estacionado na entrada da Rua Mário Bini

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito