Opções também dentro e fora da cidade

No Country Clube e no Espaço Arp a diversão é garantida; viagens curtas também são opção
sexta-feira, 29 de julho de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Colônia do Sesi (Fotos divulgação)
Colônia do Sesi (Fotos divulgação)

Este fim de semana é o último das férias escolares em Nova Friburgo.  Um dos passeios mais tradicionais é levar as crianças ao Nova Friburgo Country Clube, que tem entrada gratuita. Além de lindo, no local dá para andar de bicicleta, fazer caminhadas e corridas, alimentar os patos dos lagos. 

Lá, também é possível alugar triciclos e pedalar junto com os pequenos. Uma dica é pesquisar sobre a história do clube e conversar com as crianças sobre as curiosidades do local. Isso pode ser feito também no gramado, embaixo de uma das árvores. Os menores só podem entrar no clube com um maior responsável.

Parquinho diferenciado do Espaço Arp

O Espaço Arp tem um conceito totalmente inovador: um espaço urbano, integrado à cidade, fazendo parte cada vez mais da vida de Nova Friburgo, de cada morador, turista e empresário. E seu parquinho infantil não poderia fugir a essa proposta: em um ambiente colorido, lúdico e seguro. São brinquedos de alto padrão, com o conceito do ‘Livre Brincar’, voltados para todas as crianças, típicas e atípicas, e também para pessoas com alguma dificuldade de acessibilidade.

O Projeto faz parte de um novo espaço de convívio no empreendimento: o Arp Garten, que ainda ganhará mais atrativos. Um espaço que conecta não só as crianças com a natureza e sua própria criatividade, mas também os pais aos filhos. O Espaço Kids é destinado para crianças até 12 anos e, além de estar acompanhado de um adulto responsável, as crianças têm algumas normas de uso a seguir, indicadas no local.

O Espaço Kids funciona das 8h às 17h, todos os dias, e a entrada é gratuita.

Viagens curtas

Outra opção interessante são viagens curtas, que ainda podem ser feitas neste fim de semana, para destinos próximos.

Conforme demonstrado pelas pesquisas, o Turismo por Proximidade, que pode ser feito de carro ou ônibus, ganha espaço em muitas famílias, que antes optavam por viagens de avião para destinos mais distantes. E muitos moradores optam por passar as férias de julho em cidades mais quentes e com praia, como Maricá, Cabo Frio, Búzios e Rio de Janeiro, além de Rio das Ostras, já conhecida como a “praia dos friburguenses”.

Rio das Ostras

Depois que deixou de ser distrito de Casimiro de Abreu, em 1992, muita coisa mudou em Rio das Ostras. Além do investimento na infraestrutura, a cidade também foi recebendo muitos equipamentos turísticos e estruturas nas praias. Mas, além das já famosas Praia do Centro e Costa Azul, há outras que também valem a pena conhecer, como a Praia da Joana, de uma beleza exuberante. Situada entre dois costões, possui mar azul tranquilo, ótimo para crianças, além de uma faixa de areia dourada. Em sua extensão encontramos ainda muitas árvores, dentre elas amendoeiras, que costumam servir de sombra para os visitantes.

Uma das menos frequentadas na cidade, a Praia Virgem é o destino perfeito para aqueles que desejam se isolar do mundo e descansar. Com uma bela paisagem, grande faixa de areia dourada e mar azul agitado, apesar do fácil acesso é pouco visitada. Outra pouco conhecida ainda é a Praia de Itapebussus. Com dois quilômetros de extensão, fica bem próxima a Lagoa de Itapebussus. A praia possui águas cristalinas e quentes, propícia para fazer um mergulho e observar a beleza submarina da região, que inclui até cavalos marinhos.

E, depois de curtir uma praia, há opções de passeios em família, como a Praça da Baleia, que segundo a prefeitura, tem a maior escultura de baleia jubarte do mundo, com 20 metros de comprimento, feita com uma estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão. Em torno da Praça e na orla de Costa Azul, onde fica localizada, há diversas opções de restaurantes, bares, sorveterias e lanchonetes.

Cabo Frio

Cabo Frio deve ser hoje, o segundo destino dos friburguenses na Região dos Lagos. E tem motivos para isso, com areia clarinha e água azul cristalina, a cidade conquista cada vez mais o coração dos moradres da serra.    A praia principal da cidade é a do Forte, com 7,5 quilômetros de extensão. Em seu extremo esquerdo está localizado o Forte São Matheus, construção do século 17. Na orla encontra-se uma praça de alimentação com modernos quiosques que oferecem grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia é excelente para a prática de esportes náuticos.

Outra que vale a pena conhecer é a Praia do Peró, que 2018 conquistou o selo internacional Bandeira Azul, premiação que atesta a qualidade da areia, água, além da facilidade de acesso, mobilidade e segurança. A certificação já foi renovada por três anos consecutivos. Além disso, é point para surfistas em razão das ótimas ondas, mas também há trechos onde o mar é bem tranquilo e perfeito para curtir com as crianças.

Um passeio que não pode deixar de ser feito em Cabo Frio é ao Polo Gastronômico da Passagem, a área de povoação portuguesa mais antiga de Cabo Frio e o único núcleo urbano entre 1616 e 1660. O nome Passagem se deve por ter sido o porto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias que atravessavam o Canal do Itajuru no período imperial. Na praça encontra-se a Igreja de São Benedito, construída em 1761 para abrigar os escravos que se associavam em irmandades. Atualmente, o bairro bucólico se transformou num dos principais points gastronômicos da cidade.

Búzios

O nome oficial da cidade é Armação de Búzios, mas um dos balneários mais famosos do mundo é popularmente conhecida como Búzios. A cidade deve sua divulgação à atriz Brigitte Bardot, que passou férias no, então povoado, com seu namorado brasileiro. E hoje tem uma estátua feita em sua homenagem, onde os turistas tiram fotos e continuam o legado da estrela, divulgando o point em suas redes sociais. A presença da mais famosa estrela do cinema francês em Búzios foi noticiada exaustivamente pelos meios de comunicação nacionais e internacionais. Desde então, passou a ser frequentado por pessoas de todo o Brasil e do mundo, especialmente por franceses e argentinos.

A praia mais conhecida da cidade é a de Geribá, onde, além da sua beleza, atrai turistas por abrigar a Ponta do Marisco, de grande relevância geológica. Com rochas com mais de dois bilhões de anos, o local evidencia a abertura do Oceano Atlântico e a separação entre o continente americano e o africano. Geribá é super badalado e tem ótimos serviços na areia, com quiosques que oferecem cadeiras de praia diferenciadas, ombrelones, além de diversificada gastronomia.

Búzios também tem entre suas praias, duas consideradas as mais bonitas do Brasil, a Azeda e Azedinha. Para acessar a areia das praias, só à pé ou por meio náutico. À pé, tem que passar por uma escada, de onde já se pode observar toda a beleza da Praia Azeda, uma pequena baía de costões rochosos, cercada de vegetação, As praias formam uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, de areia dourada e um mar verde limão. No canto direito, um caminho perto das pedras leva à praia da Azedinha. As praias possuem barracas para atender aos visitantes.

Conhecida internacionalmente, a Rua das Pedras é o principal ponto turístico de Búzios, depois das praias e atrai uma multidão de turistas. O local é repleto de boas lojas, restaurantes, bares, cafés, agências de turismo e hotéis. Apesar de a Rua das Pedras ser um trajeto de apenas 600 metros destinado à circulação de pedestres, na prática ela vai muito além desse curto trecho. A rua engloba vários quarteirões ao redor, que seguem o mesmo clima elegante e charmoso. O conjunto desses quarteirões funciona como uma grande área de entretenimento.

Maricá

Pouco conhecida entre os friburguenses, Maricá é famosa por sediar etapas de diversos campeonatos internacionais de surf. Mas, além das ondas perfeitas para os surfistas, Maricá tem outras praias, onde pode-se curtir um banho de mar e relaxar, como a Praia da Barra de Maricá. Com águas transparentes e esverdeadas e areias claras, a praia é própria para banho e também usada para a pesca de linha. No local há dunas que ainda se encontram preservadas. O visitante também tem o conforto dos serviços dos quiosques e, no bairro ainda tem a vila de pescadores, o bairro Zacarias, onde são vendidos peixes fresquinhos.

Outra praia boa para relaxar, com ondas calmas é a Praia de Guaratiba, um local onde a tranquilidade é a característica predominante. E para passear o convite é a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, construída a partir de 1815, em  estilo barroco e rococó. Além da igreja, a praça tem outros atrativos, como uma estação das bicicletas vermelhinhas, além de playground, bicicletários e paisagismo. Também chamam atenção duas pérgolas em madeira e ferro, instaladas em pontos opostos da praça e que dão um estilo rústico ao ambiente.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo, já dizia Gilberto Gil. Apesar da questão da segurança, a Cidade Maravilhosa merece ser visitada e revisitada, principalmente por quem não viaja à capital desde antes de 2016, quando as obras de revitalização do Centro, o Porto Mavilha, ficaram prontas. Um antes e depois que vale a pena conhecer. No local, diversas atrações, como, o Museu de Arte do Rio, o instagramável Mural Etnias, a programações especiais dos galpões e dos bares e restaurantes do Boulevard Olímpico (ou Orla Conde), o AquaRio, a Roda-gigante Rio Star, o Circuito Herança Africana e o Museu do Amanhã.

O Museu do Amanhã é o destaque no local por ser um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Orientado pelos valores éticos da sustentabilidade e da convivência, essenciais para a nossa civilização, o museu busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir.

Mas as belezas do Rio estão além das novas construções. Ir à Praia de Copacabana, uma das mais icônicas do mundo, é uma parada obrigatória para quem vai ao Rio de Janeiro. Os prédios à beira da Avenida Atlântica, a estátua de Carlos Drummond de Andrade, as partidas de futevôlei na areia e o mar esverdeado ao fundo compõem o cenário deste que é um dos cartões-postais da cidade. Enquanto os ciclistas aproveitam a ciclovia, os banhistas têm a difícil tarefa de escolher entre os banhos de mar e os momentos de descanso na areia da Princesinha do Mar.

Claro que a capital fluminense, que um dia também já foi a capital do Brasik, tem inúmeras atrações turísticas e culturais, que não caberiam neta edição especial do Caderno Z, excepcionalmente publicada neste fim de semana no primeiro caderno do jornal. 

Fontes: Prefeituras de Rio das Ostras, Cabo Frio, Armação de Búzios, Maricá e Rio de Janeiro, Agência Brasil e IBGE

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: