Olaria se mobiliza para a conclusão da Estação Cidadania

Espaço cultural poderá ser inaugurado em 21 de abril, dia dedicado ao bairro
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O encontro para tratar da obra (Divulgação PMNF)
O encontro para tratar da obra (Divulgação PMNF)

O Roqueano Social Clube, na Via Expressa, sediou na noite da última terça-feira, 11, um encontro entre representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e dos moradores do bairro Olaria para tratar das obras de conclusão, gestão compartilhada e entrega da Estação Cidadania, antigo projeto do Centro de Cultura, Assistência Social e Esportes (Praça CEUs), em construção naquela via. Os secretários Mário José Bastos Jorge (Cultura); Cláudia Mara Barbosa (Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude); e Waldemir Veloso (Esportes e Lazer), além do subsecretário de Convênios, André Gomes, fizeram a apresentação do projeto aos presentes. Depois de algumas paralisações devido a problemas burocráticos, o projeto foi resgatado pelo prefeito Renato Bravo.

Durante o encontro, Humberto Damasceno, que integra a diretoria da escola de samba Imperatriz de Olaria, sugeriu a inauguração da Estação Cidadania para o dia 21 de abril deste ano, data comemorativa do Dia de Olaria. Nova reunião ficou marcada para a próxima terça-feira, 18, também  às 18h30, no Roqueano.

A Estação Cidadania é um espaço público estruturado que terá o objetivo de integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. A responsabilidade será de um grupo gestor, a ser composto pela sociedade civil (moradores, associações e organizações não-governamentais) e poder público.

A gestão da Estação Cidadania deverá ser desenvolvida pelo município de forma compartilhada com as comunidades e entidades do entorno. Para isso é necessário desenvolver processos de mobilização social e capacitação em gestão, ao longo do período de implantação e funcionamento dos espaços. Após ser constituído, o grupo gestor deverá atuar na construção do estatuto, regimento interno e um plano de gestão, visando o bom funcionamento do espaço.

O projeto da Estação Cidadania pode ser conferido no Escritório de Gerenciamento, Convênios e Projetos (EGCP), órgão da Prefeitura de Nova Friburgo, que funciona na Avenida Alberto Braune, 224, no 1º andar do Centro Administrativo Municipal César Guinle, no Centro.

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: