Nesta quinta-feira, 12, será realizada no auditório da 9ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Praça Getúlio Vargas, 89, com entrada pela Rua Ernesto Brasílio, a roda de conversa “Encontro com a história friburguense”. O evento, às 18h30, contará ainda com o lançamento do livro “Mortos que constroem cidades”, de Ronald Lopes de Oliveira. A realização é da Comissão da Memória e Colonização da OAB.
O encontro contará com a participação de Carlos Felipe Bento Bessa, graduado em História pela UniRio, com o tema: “Formação do culto ao Santíssimo Sacramento e elite na Vila de São Pedro de Cantagalo 1790-1814”; Ronald Lopes de Oliveira, mestre em História pela UniRio, vai abordar o tema “Costumes fúnebres na vila de Nova Friburgo do século XIX”; Mateus Barradas Teixeira, também mestre em História pela UniRio, falará sobre o tema “Conflitos religiosos na vila de Nova Friburgo no século XIX”; e Pedro Augusto Storck , graduado em História pela UniRio vai abordar “O partido nazista em Nova Friburgo (1932-1941)”
Lançamento do livro Teia Serrana II
Já no próximo dia 18, às 19h, também no auditório da OAB Nova Friburgo acontecerá o lançamento do livro: Teia Serrana II com um bate-papo com os historiadores e autores da obra que aborda a história da construção de Nova Friburgo. O livro “Teia Serrana II: novos temas, novas abordagens”, foi coordenado por João Raimundo de Araújo, Jorge Miguel Mayer e Ricardo Costa. Ele dá sequência ao volume anterior, “Teia Serrana: Formação histórica de Nova Friburgo”, que reuniu 11 artigos de historiadores e foi lançado em fevereiro de 2003.
O novo livro teve a colaboração de nomes importantes da narração histórica friburguense, além de Martin Nicoulin, Marieta de Moraes Ferreira, Janaína Botelho, Selmo de Oliveira, Jorge Miguel Mayer, Rodrigo Marretto, Maria Ana Quaglino, Maurício Raposo, Sônia Rebel, Ricardo Costa e João Raimundo de Araujo. As ilustrações são da fotógrafa Regina Lo Bianco.
Deixe o seu comentário