OAB abre espaço para “Encontro com a história friburguense”

Roda de conversa será nesta quinta no auditório da 9ª Subseção
terça-feira, 10 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
O livro de de Ronald Lopes de Oliveira (Divulgação)
O livro de de Ronald Lopes de Oliveira (Divulgação)

Nesta quinta-feira, 12, será realizada no auditório da 9ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na Praça Getúlio Vargas, 89, com entrada pela Rua Ernesto Brasílio, a roda de conversa “Encontro com a história friburguense”. O evento, às 18h30, contará ainda com o lançamento do livro “Mortos que constroem cidades”, de Ronald Lopes de Oliveira. A realização é da Comissão da Memória e Colonização da OAB. 

O encontro contará com a participação de Carlos Felipe Bento Bessa, graduado em História pela UniRio, com o tema: “Formação do culto ao Santíssimo Sacramento e elite na Vila de São Pedro de Cantagalo 1790-1814”; Ronald Lopes de Oliveira, mestre em História pela UniRio, vai abordar o tema “Costumes fúnebres na vila de Nova Friburgo do século XIX”; Mateus Barradas Teixeira, também mestre em História pela UniRio, falará sobre o tema “Conflitos religiosos na vila de Nova Friburgo no século XIX”; e Pedro Augusto Storck , graduado em História pela UniRio vai abordar “O partido nazista em Nova Friburgo (1932-1941)”

Lançamento do livro Teia Serrana II

Já no próximo dia 18, às 19h, também no auditório da OAB Nova Friburgo acontecerá o lançamento do livro: Teia Serrana II com um bate-papo com os historiadores e autores da obra que aborda a história da construção de Nova Friburgo. O livro “Teia Serrana II: novos temas, novas abordagens”, foi coordenado por João Raimundo de Araújo, Jorge Miguel Mayer e Ricardo Costa. Ele dá sequência ao volume anterior, “Teia Serrana: Formação histórica de Nova Friburgo”, que reuniu 11 artigos de historiadores e foi lançado em fevereiro de 2003. 

O novo livro teve a colaboração de nomes importantes da narração histórica friburguense, além de Martin Nicoulin, Marieta de Moraes Ferreira, Janaína Botelho, Selmo de Oliveira, Jorge Miguel Mayer, Rodrigo Marretto, Maria Ana Quaglino, Maurício Raposo, Sônia Rebel, Ricardo Costa e João Raimundo de Araujo. As ilustrações são da fotógrafa Regina Lo Bianco.

 

LEIA MAIS

Para marcar a data, grupo de amigos organizou evento virtual para lançamento de livro

Professora Aline Moraes faz sucesso no Instagram contando histórias para entreter e incentivar as pessoas a cumprirem o isolamento social

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Literatura