O que a Geração Z pode nos ensinar sobre Propósito

sexta-feira, 25 de março de 2022
por Por Tânia Aosani*
O que a Geração Z pode nos ensinar sobre Propósito

Em pouco tempo, os jovens nascidos em meados dos anos 90 serão 75% da força de trabalho global. Mais preocupados com questões ambientais e totalmente imersos no mundo tecnológico e conectado, esses jovens já começam a transformar o mundo como um todo. Estou falando da geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, atualmente jovens com 10 a 25 anos [em 2020]. O mercado de trabalho, os governos, as empresas, a mídia e as grandes marcas estão voltando os olhos para esta geração que tem muito a nos ensinar sobre vários aspectos, mas principalmente sobre propósito.

Antes de entrar no tema, é preciso entender o que são as gerações e de que forma elas são definidas, para compreender com mais clareza o comportamento das pessoas, o mercado de trabalho e até as tendências de consumo. Pesquisar sobre características geracionais permite que todos nós possamos acompanhar as mudanças que o ser humano tem ao longo do tempo e de que forma isso acaba marcando os que nascem em determinada época. 

Cada geração se refere aos nascidos em determinado intervalo de anos. Atualmente nos referimos aos nascidos em meados do século 20 até o início do século 21: Geração Baby Boomers (1940/60); GerX (1960/80); GerY (millennials, 1980/95); GerZ (1995/2010); GerAlpha (a partir de 2010).

Os acontecimentos políticos, sociais, econômicos de uma época influenciam na definição da maneira de ser, pensar e agir das pessoas seja no trabalho, nas relações humanas ou consigo mesmas. A teoria geracional pode nos ajudar a compreender esse processo de mudança. Afinal, compreender essas transformações podem auxiliar a pensar em como estamos realizando as atualizações para viver este presente.

Nativos digitais, jovens ativistas

Greta Thunberg (ativista ambiental), Malala Yousafzai (ativista pelo direito à educação das crianças) e Jack Andraka (aos 15 anos inventou um teste para detectar câncer de pâncreas).

O que eles têm comum? A geração Z vem revolucionando as formas de se comunicar, interagir, estudar, trabalhar e viver. Também chamados de nativos digitais, são jovens ativistas, que buscam a sua identidade fluída, lutam pelo que acreditam, são seletivos e buscam se destacar por suas diferenças no jeito de ser, na beleza, nos hábitos, na alimentação.

Para a GerZ, não há tempo a perder. Eles são ágeis, multitarefas e capazes de absorver uma grande quantidade de informações — afinal, vivem na era do big data, da explosão de dados e precisam saber como lidar com eles. Segundo uma pesquisa do Think With Google, 85% desses jovens disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa.

Eles usam a internet para se manifestar livremente, expor suas opiniões sobre temas importantes e fazem isso pelas redes sociais. Como a geração é ampla, se expressam desde os textões no facebook aos vídeos engraçados e rápidos do tiktok, passando também pelos poucos caracteres do twitter. As minorias, em especial, tornam-se temas centrais em movimentos contra homofobia, racismo, machismo, xenofobia, entre outros.

Assim, eles conseguem angariar seguidores que compartilham dos mesmos pensamentos, criar redes de ativismo e ainda mobilizar movimentos que saem das telas e ocupam as ruas.

A Box 1824 é uma agência de pesquisa de tendências em consumo, comportamento e inovação e fez uma pesquisa perguntando aos jovens da GerZ qual o maior medo que eles tinham do futuro. Entre as respostas mais citadas, não ter uma família e a solidão. Uma grande parte disse não temer o futuro; mas a maioria respondeu que o maior medo do futuro é não ter um propósito definido. 

O propósito  de uma geração

O que é propósito? Significa “intenção de fazer algo; projeto, objetivos”, aquilo que buscamos alcançar, como um projeto de vida. Por exemplo: ser feliz pode ser seu propósito de vida. Ter um propósito nos ajuda a dar sentido a nossa vida, a ter uma direção, a sentir que temos um lugar ao qual queremos chegar, seja na vida pessoal, profissional ou financeira. Se você se sente perdido nisso, saiba que você não está sozinho!

Ter um propósito de vida implica termos conhecimento sobre nós mesmos e agirmos. Nesse aspecto penso que a geração de jovens da atualidade pode nos ajudar, pois eles são bons em ter um propósito e a correr atrás para conseguir o que querem, criando novas profissões, empreendendo…

Se pararmos para quantificar, os nativos da GerZ se destacam em profissões recentes como youtubers, digital influencers, blogueiros, nutrição orgânica, design de jogos e tantas outras que fazem parte da atualidade. Isso não impede em nada que além de suas profissões, também sejam ativistas, façam parte de movimentos, tenham outras funções, sejam influenciadores digitais e façam parte da mídia. 

Alguns mesclam tudo num movimento muito fluido em que profissão e outras atividades se misturam e coexistem de maneira harmoniosa. Ao analisar estes jovens se consegue identificar geralmente mais do que dois pontos marcantes em cada um que ajudam a defini-los. Outros fazem tudo de forma separada, mas uma coisa não atrapalha a outra, e consideram que tudo bem se por um tempo eles estiverem se dedicando mais a uma de suas facetas e deixando a outra em espera. 

Aliás, este é um dos grandes impactos que a geração Z causa em outras anteriores a eles, mas principalmente nos Baby Boomers e na GerX. Estas duas gerações estão acostumadas que cada pessoa tenha um papel definido no mundo, e causa estranhamento que um jovem possa assumir diferentes propósitos na vida. A Z não gosta de ser colocada em caixinhas. Eles são ainda mais plurais e dinâmicos que a GerY e, por isso, diversidade e inclusão são conceitos intrínsecos à sua identidade e à sua concepção de sociedade.

Não são jovens vazios e em certos momentos podem parecer rasos, pois falam de tudo, mas são pessoas bastante críticas, inclusive, em relação a eles mesmos. Um exemplo? Apesar de considerarem a internet e as redes sociais ferramentas fundamentais para sua vida e para suas atividades, eles entendem que podem também prejudicar e muito a sua saúde mental, aumentando os casos de ansiedade, depressão e até o suicídio. 

As lições

Como aprender com as novas gerações e como interagir com todas elas sem entrar em conflitos por conta das suas diferenças? Quando observo o meu modo de trabalhar, estudar e das organizações que existem por aqui, penso: o que terei de fazer para acompanhar as próximas gerações? No trabalho, na música, na arte, na educação, na política, estamos diante de uma grande mudança e quando penso nisso o que me vem é: o que podemos aprender com eles? 

Para finalizar convido você a analisar as principais características dessa geração que também podem ser aquilo que mais temos que aprender com eles: capacidade de expressão e autoaprendizado; seu corpo é a sua tela e sua propriedade, sua arte, e expressam nele tudo que acreditam ser importante e que os represente; não têm tanto medo de estudar o novo, aprender e mudar; as redes, mídias sociais, as tecnologias estão presentes neles, como parte de si; estão em busca de um propósito de vida e de uma identidade flexível, que se transforma com as experiências.

Independente de qual geração você é, é importante lembrar que elas existem, principalmente, nos nossos diálogos cotidianos, nas nossas relações pessoais, familiares e sociais. Podemos diminuir as distâncias entre nós se conseguirmos reconhecer essas diferenças e aceitá-las como parte de nós enquanto sociedade e de quem somos.

(*Psicóloga com experiência em psicologia da saúde em programas de reabilitação, prevenção e promoção da saúde mental, e mestra em Ciências da Saúde. Contato: https://taniaosanipsicologia.com.br/blog/).

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: