O que diferentes crenças ancestrais e tradições místicas revelam sobre 2022

sexta-feira, 07 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
O que diferentes crenças ancestrais e tradições místicas revelam sobre 2022

Embora o mundo ainda atravesse uma pandemia e o Brasil vá passar por um período eleitoral que promete ser tão tenso quanto polarizado, a expectativa é de que seja um ano de entendimento entre as pessoas e oportunidades para aqueles que se propõem a realizar seus sonhos. Confira o que especialistas em diferentes áreas de conhecimento dentro da espiritualidade, do misticismo e da astrologia prevêem para 2022. 

No Tarot,  transformação

A taróloga Paula Vanusa de Oliveira, de Caxias do Sul (RS), que mantém o espaço de terapias integrativas Tsara Nyah, afirma que a carta do tarot para o ano de 2002 é a da Morte. Em seguida, tranquiliza:

“As pessoas têm medo, mas é uma carta que nada mais significa que o fim de um processo, que traz, automaticamente, modificação. Como gosto de trabalhar sempre com três cartas, as outras duas que acompanham são a dos Enamorados e a do Mago, sendo que ambas trazem a questão da tomada de decisão para transformar.

Paula adverte que 2022 será um ano de muito trabalho pessoal, social e emocional e com decisões difíceis, porém necessárias para o início de um novo ciclo. A astróloga traz sugestões para viver 2022 com mais leveza, separando o ano em trimestres.

1º: Iniciamos o ano com desconstrução do velho e reestruturação de uma nova etapa, seguida de um período de ações ocultas, obscuras, traições, que podem gerar novos laços, novos amores. Porém, temos que ficar atentos: o mesmo sol que te bronzeia é o que te queima. Portanto, o melhor a fazer é manter a calma, a temperança, o equilíbrio.

2º: Entraremos em um período de introspecção, busca de autoconhecimento, de sabedoria. Momento em que a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro. Hora de passar a peneira e separar o joio do trigo. Pode ser um momento de muita confusão, pois será de mudanças muito rápidas, com uma virada radical na vida das pessoas.

3º: É tempo de justiça, mas no sentido de ser justo, e não “justiceiro”. Começar a olhar para a vida sob outro ângulo, sair da estagnação e da zona de conforto. Com foco nos pensamentos e ações, será possível atingir os objetivos com sucesso. Promete ser um período de prosperidade no sentido mais amplo da palavra.

4º: É hora de pegar as rédeas da vida e seguir em frente. Neste momento todos estarão amparados pela espiritualidade. Momento para refletir, meditar e tomar o poder que cada um tem dentro de si, porém de forma sábia, generosa e com responsabilidade.

Na Umbanda, ano de Oxum

Orixá da fecundação, dos relacionamentos, da beleza e da riqueza, Oxum irá reger o ano de 2022. Sincretizada com Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, Oxum virá para trazer coisas boas para o ano que chega, mas também para evidenciar aquilo que não está certo. Esse é o resumo que o babalorixá Saul de Medeiros, o Saul de Ogum, presidente da Associação Caxiense de Umbanda, faz a partir da interpretação dos búzios para o período que se inicia. 

“Como um orixá muito voltado para o afeto, mamãe Oxum irá provocar uma reaproximação entre as pessoas, que nos últimos tempos estiveram afastadas por diversos motivos: por brigas ideológicas, pela pandemia, ou mesmo pelas mídias sociais. As pessoas irão se voltar para o próximo e novamente procurar se reunir em grupos, que não são os grupos de troca de mensagens por aplicativo”, prevê o líder espiritual. 

Saul também chama a atenção para os orixás satélites, ou auxiliares: no caso, Iemanjá, a mãe protetora das cabeças e rainha do mar, e Ibeji, entidade protetora das crianças e guardiã das forças do bem (representado por duas crianças gêmeas). A força feminina da combinação destes orixás será benéfica para o ano que se inicia:

“Vamos ver diminuir todo esse discurso de ódio e entrar numa frequência muito mais fraterna, de emoção salutar, bom convívio e entendimento. Também será um ano de fertilidade, de maiores chances de gravidez.”

Para a Umbanda, Oxum traz para 2022 a água como elemento (Saul considera que as fortes chuvas na Bahia já são uma manifestação de Oxum), o sábado como dia e o amarelo como cor.

“Amarelo é o elo do amor. É a cor que expressa a harmonia e os bons sentimentos despidos de vaidade. Será um ano de quebra de paradigmas, de diminuição das tensões rumo a um amadurecimento coletivo. De reconstruir e de ampliar a consciência”, finaliza o babalorixá.

Nas Runas,  justiça

O oráculo de runas é uma tradição dos povos nórdicos para apontar caminhos e guiar escolhas. Consiste num jogo de 24 peças, esculpidas em osso, madeira ou metal, que também representam o único alfabeto utilizado pelos nórdicos. 

Após terem sido ligadas à bruxaria e proibidas durante a Inquisição, na Idade Média, as runas passaram a ser muito utilizadas por ciganos e astrólogos, a fim de fazer previsões para a vida pessoal e coletiva.

Em consulta ao oráculo, Madhavah Botogoske afirma que o ano de 2022 terá sua energia regida pela runa Tyr. Trata-se de uma runa ligada à força, ação e justiça, segundo explica Madhavah, que fez previsões para três áreas de interesse comum a todas as pessoas: saúde, trabalho e relacionamentos:

“No setor da saúde, perceberemos um quadro ameno referente à Covid-19, mas que, nem por isso, exigirá menos cuidados. Ao contrário, a responsabilidade pessoal será importante para seguirmos enfrentando e convivendo com essa nova realidade, que não deixará de existir, porém conseguiremos conviver mais facilmente. Lembrando que estamos sujeitos a outros problemas nessa área, e a saúde continuará sendo um assunto de responsabilidade individual e coletiva.

No setor profissional, a comunicação e os contatos terão grande importância. Todos os resultados dependerão do seu desempenho e coragem: nada será por sorte e sim pelo seu desempenho. O 1° trimestre será mais parado, e estável, porém a partir do 2° trimestre, será possível perceber avanços sobre onde colocar seus esforços. Parcerias são bem-vindas, mas as antigas pedem reavaliação, sobre estarem ou não alinhadas com planejamentos e metas. Os propósitos contarão muito na hora de decidir com quem se aliar.

No setor dos relacionamentos, será um ano propício para fortalecer e buscar relações estáveis e duradouras. As escolhas nesse setor irão repercutir por um longo tempo. Da mesma forma, a impulsividade, aliada à avaliação, pode causar separação e conflitos, pois os relacionamentos irão exigir mais do que atração física ou interesses supérfluos. A tendência é a busca por uma troca justa e mútua. 

Na numerologia, a vibração do amor

Para a numerologia, tradição esotérica que atribui significados ocultos aos números e às operações matemáticas, a fim de ajudar a nortear e alinhar escolhas de vida, o ano de 2022 irá vibrar no número 6 (resultado da soma dos algarismos: 2+0+2+2). É uma razão para estar otimista, por ser um número que traz estabilidade, porém se faz ainda mais necessário ter cautela ao agir, de acordo com a numeróloga Thelma Dias:

“O 6 é o número que chamamos de encantado: é encantador para o amor duradouro e estável e para reconciliações, mas também atrai conflitos. É também o algarismo da beleza, do casamento e dos amantes.”

Alinhado com as cartas do tarot, que tem o arcano Os Enamorados como regente de 2022, Thelma também alerta para as cartas auxiliares: a justiça e a morte. 

“Devemos ter cuidado, porque ao mesmo tempo que estamos sob a regência do amor, também irá vibrar a traição. É um período em que muitas verdades irão aparecer, por isso toda a atenção é pouca não apenas nas relações românticas, mas também nas amizades e no trabalho.”

Por último, também como alerta, Thelma destaca que é preciso cuidado com as liberdades excessivas que nos permitimos:

“O arcano d’Os Enamorados fala da preservação, que podemos entender como proteção ao próximo, amor ao coletivo e preservação das relações. Tudo o que o planeta vem passando é um alerta de que não podemos ultrapassar certos limites, para evitar consequências graves.” 

(Extraído de https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/geral/noticia/2021/)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: