O Carnaval da Glitterada!

Nesta entrevista exclusiva, arquiteta e Dj friburguense Laís do Couto Jaccoud fala de seu amor pela folia e as expectativas para o carnaval deste ano
sábado, 22 de fevereiro de 2020
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
O Carnaval da Glitterada!

Som de primeira, looks criativos coloridos e muito glitter! Estas são algumas características de Laís do Couto Jaccoud, 26 anos, a badalada “Glitterada”. A arquiteta e Dj friburguense viveu aqui até os 18 anos, quando se mudou para fazer faculdade no Rio. Nesta entrevista exclusiva, Glitterada fala de seu amor pela folia, do talento para criar suas próprias fantasias e as expectativas para o carnaval deste ano. Confira. 

Caderno Z: Como e quando surgiu o interesse pela carreira de Dj? 

Glitterada: Incluindo a falta de trabalho na área da arquitetura, entre outras questões, no fim de 2016 eu estava decidida a me mudar do Rio para Porto Alegre. Aí um dos meus melhores amigos falou: “Tá maluquinha? As coisas acontecem no eixo Rio-SP! Você vai fazer o quê em Porto? Vou te ensinar a ser Dj pra você ganhar um dinheiro. Se aparecer um estágio não vai atrapalhar porque Dj trabalha à noite e nos fins de semana”. Então, ele e uma amiga me ensinaram o básico e comecei a tocar nas festas de público LGBTQI+ do Rio, em 2017. Depois fiz alguns cursos e segui a carreira pelo prazer que me dá. Hoje toco em diversas festas incríveis do Rio e fora do estado também.

Por que ‘Glitterada’? 

Antes de ser Dj eu já frequentava as festas com esses amigos que tocavam e ia cheia de glitter. Quando virei Dj segui usando como marca mas até então meu nome como Dj era Laix, um dos meus apelidos devido ao sotaque carioca. Em 2018 eu criei a página “Glitterada” para dar dicas de como colar os glitters porque me perguntavam sobre as técnicas de colagem e o que eu usava. Daí uma amiga me disse para transformar numa coisa só, que eu já era uma figura de glitter, não precisava de duas páginas diferentes no Instagram. Gostei da ideia e virei a Glitterada.

Quando se interessou em fazer suas próprias fantasias?

Minha mãe é muito habilidosa, sempre costurou, fez bijuterias, customizava meus collants de ginástica quando era criança. Acho que puxei esse lado artístico dela, fiz minha primeira saia com 16 anos. Expressar minha criatividade é muito importante, sempre fiz fantasias diferentes... A Glitterada me permitiu ser exagerada e completamente livre! Agora estou numa fase nova, quero investir em figurinos mais elegantes. Estou preparando a coleção mas, como eu faço tudo sozinha, só deve ficar pronta em abril. 

Parece que sua vida é quase um carnaval o ano inteiro, com muito brilho e agitação. De onde veio esse amor pela folia?

Minha avó materna era a maior foliã que conheci. Junto com uns amigos ela criou um bloco no Amparo com bonecos de Olinda que desfila em vários lugares, inclusive em Friburgo (Bloco Otávio e Carolina). Todo carnaval eu passava nas ruas de Amparo. Confete, serpentinas e tudo o que se tem de direito... A alegria dela transcendia no carnaval, acho que é uma das maiores lembranças que eu tenho dela. Herdei também o amor pela Mangueira, que foi campeã ano passado, quando toquei no camarote da Sapucaí.

Quais as suas expectativas para esse carnaval? 

Depois que virei Dj, meu carnaval é menos bloco de rua e mais trabalho, porque tem que ter energia demais para fazer tudo, e tenho que cuidar da saúde. Mas eu amo trabalhar com isso porque normalmente os blocos também tocam nas festas em que vou estar. Esse ano vou conhecer também o carnaval de Belo Horizonte, dia 24, quando toco na LandSpirit. Acho que vai ser um carnaval com direito a tudo, meus amigos, fantasias nostálgicas, críticas políticas e memes. Para mim, carnaval é mistura de tudo com respeito geral. Talvez a gente aprenda a ter um pouco desse bom humor todos os dias.

Quais as tendências para esse ano? 

Sempre fico ligada nas referências que vêm do hemisfério norte que ditam muito da nossa moda ocidental. O strass e as pedrarias vieram com força esse ano, impulsionados por algumas marcas como Gucci e Versace. Na maquiagem, muita referência a Euphoria, uma série estadunidense. Além disso, segue a transparência, o neon, paetês, animal print e a mistura de tudo isso também tá liberada! Para mim a tendência do carnaval é sempre usar roupa confortável e fresquinha, afinal você fica o dia todo na rua em pleno verão.

PS.: Para finalizar, Laís informa que em seu instagram (www.instagram.com/glitterada )  mostra tudo isso com mais detalhes em quadros divertidos. Lá está o lançamento de sua primeira música, no último dia 13, um remix que pode ser encontrado no site SoundCloud “Unwritten - John Faily ft Glitterada”. 

“Também têm playlists musicais para todos os gostos, informações sobre a carreira de cantores e bandas escolhidos pelo meu público (quadro “Quem é o Artista?”), e um quadro sobre trilha sonora de filmes e séries (a Glittrilha Sonora). Todo mês rola a COLABrilhosa, quando me junto com um Dj pra mostrar mais do nosso trabalho. Se você se interessa por música e moda, acho um bom lugar para aprender algumas dicas!”

https://soundcloud.com/la-s-jaccoud/john-failly-ft-glitterada-unwritten-1 

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Na quarta haverá o Concerto da Independência no Country Clube

Os dois chegaram cedo ao Rock in Rio e conseguiram ficar bem perto do palco

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Música | DJ | lançamento