A manobra de estacionamento em área com balizas deixou de ser cobrada nos exames práticos para emissão da primeira habilitação em todo o Estado do Rio de Janeiro. A novidade foi anunciada pelo Detran-RJ e já está em vigor. Segundo o órgão, a eliminação da baliza é uma adequação à resolução 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
No momento, esta será a única alteração de procedimentos no exame prático de direção veicular. O Detran-RJ está promovendo as adequações à resolução por etapas, o que reforça seu compromisso com a confiabilidade e a transparência do processo de primeira habilitação, e garante maior controle em todas as fases do serviço e um processo mais seguro para os condutores.
Como o Detran-RJ utiliza tablets para a transmissão online dos resultados das provas práticas e adota o reconhecimento facial dos candidatos — em substituição à biometria, o processo de adaptação é mais complexo e demanda prazo maior.
Agora, sem a exigência da baliza, o instrutor das autoescolas deverá posicionar o veículo ao lado de uma baliza isolada, que permanecerá no espaço físico da prova prática, servindo apenas de referência para o início da prova. Deste ponto, o candidato deverá iniciar o percurso já previamente estabelecido. Nada muda no trajeto nem nos locais atualmente usados para o exame prático.

Deixe o seu comentário