Nova ambulância atenderá moradores de Lumiar e São Pedro da Serra

Antiga reivindicação da população local, veículo foi entregue na última quinta-feira
sexta-feira, 01 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A ambulância entregue quinta-feira (Divulgação PMNF)
A ambulância entregue quinta-feira (Divulgação PMNF)

Foi entregue na última quinta-feira, 30, a nova ambulância que atenderá aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

A ambulância foi adquirida com recursos próprios do município e é equipada com todos os equipamentos de série exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com estrutura original e itens básicos de pronto atendimento, como sistema fixo de oxigênio, maca retrátil e armário bancada. 

O veículo ficará baseado  no 5° distrito para ficar à disposição dos moradores da região, que fica a 30 quilômetros do Centro da cidade. Com isso, as equipes de saúde poderão continuar oferecendo o serviço de atendimento e transporte, com qualidade, à comunidade de Lumiar.

A falta de ambulâncias no distrito era uma reclamação recorrente dos moradores, pois se alguém precisar de socorro urgente devido a acidentes de trãnsito ou qualquer outra causa, o tempo de espera pelo resgate do Corpo de Bombeiros e a remoção até o Hospital Raul Sertã - que pode chegar a quase duas horas - é um agravante.   

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA em agosto de 2020, o então governador Wilson Witzel entregou 31 ambulâncias equipadas para 14 municípios do Estado do Rio, duas delas para Nova Friburgo. Na época,  a prefeitura anunciou que um dos veículos entregues pelo estado seria destinado a Lumiar, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura de Nova Friburgo exibiu fotos das ambulâncias, que são do tipo C básico (destinada ao resgate, atendimento de partos, vítimas de acidentes, com equipamentos de salvamento onde for necessário), e do então prefeito Renato Bravo recebendo as chaves das duas ambulâncias doadas pelo Governo do Estado. Ainda de acordo com a publicação, os veículos somam-se a outras duas ambulâncias e uma van para transportes de pacientes que também foram oferecidas pelo Governo do Estado.

“Há cerca de três meses outras duas ambulâncias e uma van para transporte de pacientes já haviam sido doadas pelo Estado ao município e se somam às duas novas. Uma delas será destinada ao distrito de Lumiar, as demais ficarão disponíveis para uso no Hospital Municipal Raul Sertã”, informou na época publicação na página oficial da prefeitura no Facebook.

Demanda antiga

Há tempos os moradores de Lumiar e São Pedro da Serra pedem uma ambulância para atender as localidades, devido a distância de cerca de 30 quilômetros entre os distritos e o quartel do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) – que presta socorro em casos de acidentes, por exemplo -, e o Hospital Municipal Raul Sertã, único hospital público do município. Ou seja, o tempo de deslocamento até o centro de Lumiar varia de 35 a 45 minutos. Portanto, para chegar até o distrito e levar o paciente para o Raul Sertã, a demora pode levar uma hora e meia, levando em consideração o atendimento no local e o trânsito no trecho urbano do percurso.

No início de janeiro deste ano, a Prefeitura de Nova Friburgo alegou que uma ambulância estava à disposição para atender a região. No entanto, o veículo ficava baseado no distrito de São Pedro da Serra. “O equipamento serve também como um suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiros, órgão responsável pela remoção de acidentados de vias públicas”, informou o município na ocasião.

Disputa judicial e marchinha de carnaval

Ainda em 2019, o Ministério Público Estadual (MPE) obteve decisão da Justiça determinando que a Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizasse para o distrito de Lumiar uma ambulância dotada de equipamentos e equipe médica adequada ao atendimento de urgência, disponível 24 horas por dia. No entanto, o Governo Municipal entrou com recurso e conseguiu reverter a decisão judicial.

A insatisfação dos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra era tanta com a prefeitura, que o carnaval daquele ano ficou marcado por uma série de protestos bem humorados dos moradores locais. Eles criaram o Bloco da Ambulância e, fantasiados de médicos, enfermeiros e pacientes, saíram pelas ruas cantando a marchinha “Cadê nossa ambulância?”, de autoria de Rômulo Ferreira e amigos.

LEIA MAIS

Prefeito sancionará projeto que prevê uso em tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica

Caps III Quatro Estações passa a funcionar também à noite e nos fins de semana, para pessoas com transtornos mentais

Ação itinerante contempla mais quatro localidades: Granja Spinelli, Alto do Catete, Barracão dos Mendes e Salinas

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde