No Dia de São Francisco de Assis, a tradicional benção dos animais

Muitos fiéis compareceram pela manhã à igreja na Rua Duque de Caxias
terça-feira, 04 de outubro de 2022
por Nathalia Rebello*
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Nesta terça-feira, 4, é celebrado pela Igreja Católica, o Dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e muitos fiéis compareceram pela manhã à igreja na Rua Duque de Caxias, no Centro, levando seus pets para a tradicional bênção que foi concedida este ano pelo padre Antônio Leão Ferreira, após a missa solene da festa do padroeiro. Nesta data comemora-se também o Dia dos Animais no Brasil. 

Giovanni Di Pietro Di Bernardone, o São Francisco, era um homem humilde que buscava pelo bem do próximo. Enquanto rezava, recebeu o chamado divino que dizia “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. Logo, dedicou todo seu dinheiro para a reforma do local enquanto descobria que estava numa reforma espiritual. Sua jornada religiosa foi marcada por um cristianismo puro e pela pregação de um evangelho a partir dos pobres. Criou a fundação da ordem dos franciscanos - formalmente conhecida como Ordem dos Frades Menores e teve seu olhar humilde estendido além dos pobres. 

Francisco tinha uma relação próxima aos animais, o que lhe tornou padroeiro, e com a natureza, tendo um amor cristão que abrangia toda a criação divina. Há relatos de uma história em que o monge, ao buscar um local afastado para orar, encontrou um lobo selvagem que ao ver sua presença logo se acalmou e aninhou em seu colo. 

*Matéria realizada pela estagiária Nathalia Rebello sob supervisão de Henrique Amorim

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra