Neste 2021, apesar de tudo, não podemos esquecer de... agradecer

Nesta quarta, além de ser Dia de Reis, é comemorado, no Brasil, o Dia da Gratidão
quarta-feira, 06 de janeiro de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
O sol nascendo em Nova Friburgo (Foto: Marlon Moreira de Souza)
O sol nascendo em Nova Friburgo (Foto: Marlon Moreira de Souza)

Nesta quarta-feira, 6, além de ser Dia de Reis, é comemorado, no Brasil, o Dia da Gratidão. Nessa data em especial, expresse gratidão por tudo o que você é, por tudo o que conquistou, e até mesmo por aquilo que nos acontece, que talvez não tenha um sentido no momento, pelos desafios que encaramos no dia a dia, pois são eles que nos fortalecem e nos fazem crescer como seres humanos.

Em seu último texto de 2020 — 31 de dezembro — para A VOZ DA SERRA, o psiquiatra Cesar Vasconcellos de Souza, titular da coluna Saúde Mental e Você, recomendou aos seus leitores ‘viver um dia de cada vez no Ano Novo’

 “Comece o novo ano pensando e decidindo a cada dia o que você pode só por hoje, e tentará viver este dia apenas, e não enfrentará todos os seus problemas de uma vez. Dê um passo de cada vez, um dia de cada vez, só por hoje. Diga a si mesmo em cada dia do ano novo: Só por hoje vou ser feliz. Lembrando que ser feliz não é o mesmo que ficar eufórico e agitado. E também não significa se sentir bem só quando compra algo ou adquire um bem material. 

Ser feliz tem muito a ver com evitar se concentrar no lado difícil da vida e dos relacionamentos. E valorizar as pequenas coisas que são bênçãos em sua vida, como ter água na torneira, comida na mesa, um trabalho, um lar, amigos, parentes que ajudam, uma fé religiosa saudável, entre outras coisas”.

Esse trecho nos leva, naturalmente, a refletir sobre o significado da gratidão, de ser grato, de agradecer “as pequenas coisas que são bênçãos em sua vida”. E você, já agradeceu pelo dia de hoje, pelas pessoas ao seu redor, pelo seu emprego, pelo simples fato de ter acordado e ter a oportunidade de começar tudo, de novo? 

Ser grato não é uma tarefa fácil, ainda mais no mundo em que vivemos, mas aprender a sentir gratidão pode ser libertador. Agradecer é um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em cada um de nós uma atitude positiva com relação à vida e nos fortalece para os momentos de dificuldades. Cultive boas memórias e sentimentos, e acredite, pessoas gratas são mais felizes!

Saiba também!

No dia 6 de janeiro também se comemora o Dia de Reis, data em que se relembra a chegada dos Reis Magos ao local onde Jesus nasceu. Além da data comemorada no Brasil, há também o Dia Mundial da Gratidão, comemorado em 21 de setembro. A data teve origem nesse dia em 1965, quando um encontro internacional no Havaí reuniu pessoas motivadas a reservar um dia no ano para agradecer.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: