Nesta segunda-feira, 28, celebra-se o Dia do Servidor Público, data que é ponto facultativo nas repartições públicas. Portanto, os órgãos municipais, estaduais e federais não terão expediente ao público, exceto os serviços essenciais e de emergência. Em Nova Friburgo, o prefeito Johnny Maycon (PL) também decretou ponto facultativo nas repartições municipais.
O Dia do Servidor Público é uma celebração que surgiu da iniciativa do então presidente Getúlio Vargas em 1943, por meio de um decreto federal. A data, no entanto, não é feriado, mas sim ponto facultativo (quando o empregador pode decidir se dá ou não o dia de folga para os funcionários). Nos feriados é obrigatória a dispensa dos trabalhadores – com exceções de acordo com a legislação trabalhista .
Origem do Dia do Servidor Público
A data que reverencia o funcionalismo público teve origem na criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 28 de outubro de 1936, durante o governo de Getúlio Vargas. O grupo tinha como objetivo, por exemplo, realizar concursos públicos e avaliar reclamações de funcionários.
No mesmo dia, três anos depois, Vargas lançou um decreto-lei, que estabeleceu os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos. Em 1943, também em 28 de outubro, a data foi incluída no calendário oficial do Brasil.
São Judas Tadeu, o padroeiro dos servidores
Neste 28 de outubro, a Igreja Católica também celebra a memória de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis e padroeiro dos servidores públicos e também do Clube de Regatas do Flamengo. Na capela dedicada a São Judas Tadeu, no bairro Nova Suíça, tem programação religiosa especial. Neste domingo, 27, missa solene, às 10h, presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, e também às 17h. Na segunda-feira, 28, a missa festiva será celebrada às 19h30, com o padre Josenias Gonçalves, da Sociedade Joseleitos de Cristo. Após as missas, haverá venda de salgados, doces e refrigerantes no salão anexo à capela.
A história do santo
Judas Tadeu ou Judas Apóstolo é um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Também é conhecido como Judas, irmão de Tiago, ou ainda Tadeu. Por vezes é identificado como sendo Judas, irmão de Jesus mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus. Na Igreja Católica Romana, São Judas Tadeu é o padroeiro das causas desesperadas e das causas perdidas.
O atributo de Judas Tadeu é o machado, sendo também representado nos ícones com uma chama em volta da cabeça, que representa a sua presença junto aos 12 apóstolos. Outro atributo comum é ver Judas Tadeu segurando uma imagem de Jesus Cristo.
Deixe o seu comentário