Mutirão neste domingo vai iniciar limpeza nos postes da cidade

Objetivo é reduzir emaranhado de fios, retirando os que não estão sendo utilizados
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Até flores trepadeiras se misturam no emaranhado de fios e cabos (Foto: Henrique Pinheiro)
Até flores trepadeiras se misturam no emaranhado de fios e cabos (Foto: Henrique Pinheiro)

Neste domingo, 16, será iniciado na Avenida Alberto Braune, a partir das 8h, o primeiro mutirão de limpeza dos postes do centro urbano de Nova Friburgo.O objetivo é reduzir os emaranhados que causam uma enorme poluição visual na rede aérea da cidade. A ação vai contar com a participação de equipes das empresas de telefonia e telecons (internet) que atuam em Nova Friburgo. Elas irão reordenar e regularizar as ocupações irregulares nos postes, já que muitos desses fios não estão mais em uso. 

A ação será promovida pela concessionária de energia elétrica de Nova Friburgo, Energisa, e é resultado de reuniões propostas pela Câmara Municipal. Nos encontros, o presidente da casa legislativa, vereador Wellington Moreira, cobrou a aplicação da lei municipal 4.699/19, de sua autoria, que dispõe sobre posturas, organização e compartilhamento de infraestrutura pelos agentes que exploram os serviços de energia elétrica e de telecomunicações no município. 

A concessionária de energia elétrica é responsável pela fiscalização e ordenamento dos postes de Nova Friburgo. Participarão ao todo do mutirão deste domingo, dez empresas de telefonias e telecons (Sumicity, Serede – Oi, Claro/Embratel, RCA, K2 Telecom, Gigalink, Claro, Altarede, Internexa e Vivo), além de representantes da Prefeitura de Nova Friburgo que irão acompanhar todo o serviço. “Chegamos em um ponto que a poluição visual nos postes da cidade está exacerbada. O poder público tem que cobrar e fiscalizar, por isso provoquei esses encontros e acredito que teremos bons resultados”, declarou o vereador Wellington Moreira. 

Em suma, a lei tem por objetivo que as essas empresas realizem o alinhamento e a retirada dos fios que estiverem fora de operação nos postes, e que façam a manutenção, conservação, remoção, substituição deles por concreto ou de madeira, que se encontram em estado precário, tortos, inclinados ou em desuso, entre outras questões. Ou seja, a norma acaba com o emaranhado de fios e cabos elétricos nos postes de toda a cidade. Cabe salientar que em caso de chuva o mutirão será adiado.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: