O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro (PRDC/RJ), agendou para 8 de setembro, uma segunda-feira, às 16h, uma audiência pública para discutir a prática de solicitação aos consumidores fluminenses do número do CPF por farmácias em troca de descontos. O evento será realizado no auditório do MPF no Rio de Janeiro, na Avenida Nilo Peçanha, 31, sala 606, no centro da capital.
Número do documento costuma ser solicitado aos consumidores em troca de descontos nos preços de medicamentos
Com o tema “CPF nas farmácias: proteção de dados e do consumidor”, a audiência foi convocada pelo procurador da República no Rio de Janeiro, Julio Araujo, e tem como objetivo reunir representantes do setor público, do setor privado, da sociedade civil e demais interessados para tratar de questões relacionadas à proteção de dados pessoais e aos direitos do consumidor.
A audiência pública é parte de um procedimento em curso que investiga possíveis irregularidades envolvendo a solicitação do CPF de consumidores por farmácias, especialmente no momento da compra de medicamentos e produtos de saúde, com a oferta de descontos. A intenção é compreender os impactos dessa prática e avaliar se há violação de direitos.
A participação na audiência será aberta a todos os interessados, e as manifestações orais deverão ser inscritas previamente por meio do e-mail prdc-rj@mpf.mp.br até 5 de setembro. No corpo do e-mail, o participante deve indicar nome completo, telefone, entidade que representa (se for o caso) e o tempo estimado de fala, que não poderá exceder cinco minutos. Além dos participantes com fala inscrita, será permitido o envio de manifestações escritas, que poderão ser encaminhadas ao mesmo e-mail, até 9 de setembro.
A audiência será presidida pelo procurador Julio Araujo e seguirá as diretrizes da Resolução 82/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público, que regula a realização de audiências públicas no âmbito do Ministério Público.
Deixe o seu comentário