Movimento #EuVotoSemFake já tem apoio de diversas entidades e influenciadores

Iniciativa nas redes sociais visa a estimular ambiente mais saudável de debates nas redes; qualquer cidadão pode aderir
sábado, 24 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Movimento #EuVotoSemFake já tem apoio de diversas entidades e influenciadores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que o movimento #EuVotoSemFake é uma iniciativa no âmbito do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 para estimular um ambiente mais saudável de debates nas redes sociais. Até esta sexta-feira, 23, o movimento já contava com o apoio de diversas entidades e personalidades, além de dezenas de cidadãos que postaram em defesa do voto consciente e informado. 

Trata-se de uma iniciativa de mobilização nas redes sociais, com colaboração coletiva (crowdsourcing) de entidades e influenciadores em prol da democracia e contra as notícias falsas. O objetivo é que entidades e personalidades estimulem outras pessoas de seu círculo a aderirem para promover um debate eleitoral livre de informações falsas e inspirar o eleitorado brasileiro a votar com consciência. Nesse sentido, o movimento busca angariar a participação de figuras públicas e influenciadores de múltiplos perfis, com seguidores associados a diversas linhas de pensamento.

Qualquer pessoa pode ser “embaixadora” do movimento #EuVotoSemFake, bastando para isso postar uma mensagem em suas redes sociais em defesa da votação livre de informações falsas e inserir a hashtag #EuVotoSemFake. Nenhum dos aderentes receberá qualquer quantia do Tribunal Superior Eleitoral, que não assumiu nenhum custo com publicidade do movimento.

Dezenas de entidades e órgãos públicos de todo o país e personalidades, com alcance e engajamento nas redes, já aderiram - entre eles STF, TST, STJ, CNJ, CNBB, Conic, MCCE, Politize, Pacto pela Democracia, representações regionais do Ministério Público e associações. Entre as personalidades, estão o divulgador científico Atila Iamarino, Astrid Fontenelle, Marina Silva, Alexandre Garcia e Gabriela Prioli. A partir dos próximos dias, o Tribunal espera novas adesões para ampliar ainda mais a pluralidade.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições