Motoristas relatam dificuldades para agendar serviços no Detran

Segundo o órgão, são disponibilizadas 150 vagas diárias em Friburgo, destas, 20% são para despachantes
quarta-feira, 15 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Desde o último dia 7, o Detran iniciou a retomada de alguns serviços através do sistema drive thru em 20 unidades do Estado, inclusive em Nova Friburgo. Neste modelo, em que o usuário realiza todo o procedimento sem precisar sair do veículo, dez serviços estão disponíveis, entre eles o licenciamento anual, um dos mais procurados pelos motoristas. No entanto, é necessário fazer o agendamento pelo site www.detran.rj.gov.br. E é justamente aí que surge o problema: A VOZ DA SERRA tem recebido inúmeras reclamações de motoristas que não conseguem agendar o procedimento, enquanto alguns despachantes não estariam encontrando a mesma dificuldade.

“Difícil é agendar. Todos os dias eu tento e aparece na tela uma mensagem  informando que já completou, ‘tente novamente amanhã’. Isso é todo dia às 7h”, denunciou uma leitora na página do jornal no Facebook. “O problema é esse agendamento do Detran que só vem prejudicando os contribuintes”, se queixou outro usuário. “O problema é fazer o agendamento”, pontuou um internauta. “Está complicado demais”, completou. “No site diz que não há vagas. Bem vindo ao Brasil, onde a notícia chega antes do serviço”, ironizou outro leitor. “Infelizmente só os despachantes conseguem marcar atendimento no Detran. E o povo perece”, reclamou mais um.

No entanto, na mesma publicação onde foram feitas diversas reclamações sobre a escassez de vagas disponibilizadas pelo Detran, um internauta que se identificou como despachante, defendeu a classe: “Sou despachante e afirmo que isso não existe (que os despachantes têm mais facilidade para agendar). Quem dera se tivéssemos esse privilégio. Mas na verdade o que temos é um governo que dificulta tudo para o cidadão. Incrível como tem gente que acha que somos os bandidos”, desabafou.    

O que diz o Detran

Procurado por A VOZ DA SERRA para comentar as queixas dos leitores, o Detran informou, em nota, que “como o retorno das atividades está acontecendo de forma gradual, o número de vagas ofertadas para todos os serviços é menor que o habitual para evitar aglomerações. Atualmente, disponibilizamos diariamente 6.196 vagas para todos os serviços de veículos, em todo o Estado. Em Nova Friburgo, são disponibilizadas 150 vagas diárias.  Além disso, 20% é reservado para atender exclusivamente os despachantes e todos os procedimentos precisam de agendamento prévio. O Detran-RJ reforça que não é preciso correr aos postos. Desde o início da pandemia, o departamento suspendeu alguns prazos, como já divulgamos. Para saber mais, basta acessar o link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11202

A retomada gradual

Desde 7 de julho, além do licenciamento anual, o Detran também passou a realizar, via drive thru, outros nove serviços: primeira licença; mudança para placa Mercosul; baixa e inclusão de alienação; mudança de cor; alteração de característica; troca de categoria; alteração de nome/razão social; transformação de combustível; e troca de placa. Já no dia 13 o órgão voltou a disponibilizar os serviços de transferência de propriedade, segunda via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), mudança de município e transferência de jurisdição.

Em Nova Friburgo, o drive thru funciona no posto de vistoria do Detran, na Avenida Hans Gaiser, no trevo de Duas Pedras. Outras informações podem ser obtidas no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelos telefones 0800-204-041, (21) 3460 4040, 3460 4041 ou 3460 4042.

 

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