Montanha Cup completa 15 edições e abre calendário do ciclismo municipal

Com pegada histórica, o Route MTB é uma das atrações principais do calendário de 2020
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
por Vinicius Gastin
GP das Montanhas aproveita as pistas e o belo cenário da RJ-116
GP das Montanhas aproveita as pistas e o belo cenário da RJ-116

A temporada de 2020 do ciclismo em Nova Friburgo via ser aberta por uma competição já tradicional, mas com um tempero especial e marcante para a modalidade. O Montanha Cup chega, no próximo dia 5 de abril, à 15ª edição de sua história. E não apenas isso: a prova deste ano terá o status de Campeonato Estadual XCM. A largada está marcada para às 9h30, no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

A competição, uma das mais aguardadas pelos ciclistas do Estado do Rio e do país, sempre reúne centenas de atletas. Para este ano há duas opções de percursos: o A, com distância total de 64,3 quilômetros e o B, com 40,2 quilômetros. O evento é dividido em diversas categorias, oficiais de acordo com a Confederação Brasileira de Ciclismo, desde a Elite até a Sport, e contempla participantes a partir dos 15 anos de idade. 

Segundo a organização, os ciclistas terão água disponível em alguns pontos do circuito, indicados pela organização no briefing da prova. Todo o percurso será coberto pelos organizadores, que cuidarão dos casos de emergência e de resgate. Ambulâncias serão posicionadas em pontos estratégicos. Toda essa estrutura é preparada com planejamento e antecedência: a sinalização é feita na véspera, e as orientações direcionam o percurso.

Como premiações são oferecidas medalhas para todos que completarem a prova, troféus para os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias e valores em dinheiro para os principais vencedores – entre R$ 100 e R$ 500, dependendo da posição final. 

A ideia de realizar o Montanha Cup surgiu através do cirurgião-dentista Orlando Miele Júnior, apaixonado pelo esporte. Na primeira edição, apenas com o apoio da prefeitura, contou com 150 atletas, algo inédito no estado. O sucesso do evento motivou a realização de mais edições no mesmo ano, e em 2017, além de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis também contaram com a prova. 

Em 2018, a prova teve largada, chegada e premiação no distrito de Lumiar, com um percurso total de 44 quilômetros. Em 2019, a prova teve largada e chegada no distrito de São Pedro da Serra. Dentre os 300 competidores, dois atletas da Montanha Cup Squad levaram a melhor: o experiente Isaías Teixeira foi o campeão geral da prova no masculino, e Leilma Oliveira a vencedora no geral feminino.

Outras competições

A segunda grande competição de ciclismo programada para este ano em Nova Friburgo é o GP das Montanhas. Prevista para acontecer no dia 7 de junho, a prova terá status de Campeonato Estadual de Montanha. A largada acontecerá na altura do quilômetro 43 da RJ-116, por onde o percurso é desenvolvido, e a chegada no quiulômetro 65, em Theodoro de Oliveira, numa distância aproximada de 21 quilômetros desde a base até o topo da serra em Nova Friburgo, com duração máxima de cinco horas.

Para fechar o calendário – pelo menos até o momento definido -, o “Route MTB Fribourg” vai acontecer no dia 16 de agosto. O evento já faz parte do calendário oficial de comemorações da Festa Suíça, com o objetivo da prova de relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo. A largada do Route geralmente acontece na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.

Os competidores podem optar por uma das quatro categorias de mountain bike Maratona XCM. Em 2019, o percurso total de 60 quilômetros – com direito a túneis - passou por Dona Mariana, em Sumidouro, e retornou à Queijaria Escola. Outros detalhes sobre essas duas últimas provas devem ser divulgados em breve pelos organizadores.

LEIA MAIS

Pedal de ouro: Bruno Baeta repete em nova modalidade performance tradicionalmente vitoriosa no Down Hill

Rei e Rainha das Montanhas em 2022 foram dois dos mais experientes e vitoriosos atletas inscritos

Subida da serra, totalizando 26km de pedalada, sendo 21 de subida, exige esforço e deve reunir 200 atletas

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: ciclismo