Mobilização mundial contra sedentarismo é nesta quarta, pela primeira vez online

Dia do Desafio terá exercícios feitos em casa e transmitidos pelas redes sociais, das 6h30 às 20h
segunda-feira, 25 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Mobilização mundial contra sedentarismo é nesta quarta, pela primeira vez online

A 26ª edição do Dia do Desafio, mobilização mundial contra o sedentarismo que acontece nesta quarta-feira, 27, será, pela primeira vez, totalmente online. Realizado anualmente na última quarta-feira de maio, tradicionalmente em ruas, parques, praças, empresas e escolas, desta vez o evento precisou ser reinventado para continuar estimulando as pessoas a manter uma rotina ativa e saudável mesmo no confinamento do lar.

Em seu formato original, o Dia do Desafio consiste em uma competição saudável entre cidades, cujo objetivo é mobilizar o maior número de pessoas a parar sua rotina e, por pelo menos 15 minutos, realizar uma atividade física. No formato proposto para este ano, não haverá competição, e as atividades serão transmitidas pelas redes sociais.

O Sesc é o maior fomentador do evento no país, promovendo atividades, angariando parceiros e registrando as participações. No Rio de Janeiro, o Sesc RJvai promover aulas ao vivo em seus perfis no Instagram (@sescrio, @sesccampos e @sescnovafriburgo) das 6h30 às 20h. Ministradas pelos seus instrutores, as atividades contemplam pilates, alongamento, ioga, desafio de abdominais, exercícios aeróbicos e aulas de ritmos, como salsa e forró. Estão previstas também atividades de caráter lúdico, como desafio de embaixadinha, desafio das bolas e recreação infantil – sempre com duração de 20 minutos.

Além dos exercícios físicos, a programação contempla lives de ídolos do esporte: Clodoaldo Silva (nadador paralímpico) e Hugo Oyama (mesa-tenista). A instituição também dará dicas de exercícios no YouTube (@portalsescrio). Confira a programação completa abaixo ou no site www.sescrio.org.br.  

Para participar do Dia do Desafio, pessoas de todas as idades podem ainda propor suas próprias atividades. Basta praticar qualquer exercício físico dentro de casa, por pelo menos 15 minutos consecutivos, individualmente ou em grupo. Depois, deve marcar @sescrio nas fotos e vídeos publicados nas redes social com a hashtags #DiaDoDesafioSescRJ e #DiaDoDesafio. Ou então enviá-los por email para diadodesafio@sescrio.org.br.

Ao longo dos últimos 25 anos, o Dia do Desafio, coordenado mundialmente pela sigla TAFISA - The Association For International Sport for All - e, no continente americano, pelo Sesc-SPcom apoio institucional da ISCA - International Sport and Culture Association - e da UNESCO, consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.

Até 2019, o Brasil e mais 13 países do Continente Americano, tais como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participaram do Desafio Trienal, iniciado em 2018, no qual as duplas de cidades (sorteadas em 2018), além de disputarem entre si, somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição que seguiria até 2020.

Entretanto, tendo em vista o cenário global de pandemia da Covid-19, as respectivas medidas de distanciamento social e restrição de circulação da população, e a partir da convocação da TAFISA para que o Dia do Desafio seja promovido com segurança neste contexto, neste ano o evento será realizado em um novo modelo que incentiva a promoção de ações no ambiente digital, por meio das redes sociais.

A programação

 

Instagram Sesc Nova Friburgo (@sescnovafriburgo)

10h - Ginástica (Dayane Gripp e Nicole Salarini - Nova Friburgo)

17h - Circuito Funcional (Eduardo Corrêa e João Paulo - Nova Friburgo)

20h - Ritmos / Salsa (Lisiane Victer e Igor Nascimento - Nova Friburgo)

 

Instagram Sesc RJ (@sescrio)

6h30 - Alongamento e Mobilidade (Dayane Gripp Silveira - Nova Friburgo)

7h30 - Ginástica (Tatiana Costa Leiroz Cunha - Três Rios)

8h30 - Pilates (Viviane Peçanha do Nascimento Lima - Barra Mansa)

9h30 - Alongamento (Hercília Bispo Alves - Engenho de Dentro)

10h30 - Aerobico (Rodrigo Vieira Gabriel - Ramos)

12h30 - Recreação Infantil (Rodrigo Monteiro Lahr - Alpina)

13h30 - Ritmos (Jaqueline Dinucci Figueiredo Rodrigues - São Gonçalo)

14h30 - Ginástica (Vivian do Nascimento Lima - Santa Luzia)

15h30 - Esporte Master (Carlos Henrique Pereira Junior - Madureira)

16h30 - Desafio das bolas (Leonardo Machado Dias - Niterói)

17h30 - Aerobico (Mitra Ferreira Barbosa - Nova Iguaçu)

18h30 - Pilates (Natália Ewbank C. Nunes - São João de Meriti)

19h30 - Ginástica (Claudio Aguiar Rocha Junior - Quitandinha)

20h - Desafio de tempo - (Vanessa Aquino de Morais - Duque de Caxias)

 

Instagram Sesc Campos (@sesccampos)

7h - Pilates (Carla Machado de Mello - Tijuca)

8h - Alongamento (Fábio Alexandre da Silva Teles Júnior - Campos)

9h - Ioga (Evaildo de Sousa Carvalho - Campos)

10h - Pilates (Maria Gabriela Fonseca da Silva - Teresópolis)

11h - Ginástica (Ana Carolina Leite de Mello - Copacabana)

12h - Live (Clodoaldo Silva e Fernando Alves - TEMA: Limites, um "lugar" que não existe!)

13h - Taekwondo (Patricia Barreto de Souza - Campos)

14h - Futebol e desafio de embaixadinhas (Vinicius Andrade Alvarenga - Campos)

15h - Desafio de Andominais (Kamilla Medeiros da Silva - Campos)

16h - Tai chi chuan (Pedro Filipe de Souza Soares  - Barra Mansa)

17h - Aulão de Forró (Frank Ronnie dos Santos Coutinho - Campos)

18h - Live (Hugo Hoyama e Marcelo José - TEMA: Da brincadeira às medalhas Olímpicas!)

19h - Aeróbico (Anderson dos Santos Carlos - Campos)

19h30 - Desafio de Corrida em casa 4km (Felipe Manhaes Braga Goncalves - Campos)

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra