Ministério da Saúde anuncia compra de mais quatro milhões de testes de Covid-19

Desde o início da pandemia já foram distribuídos aos estados quase 2,5 milhões de testes rápidos
sexta-feira, 17 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 17, que convocou, por chamamento público, empresas interessadas em fornecer quatro milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) para diagnóstico do novo coronavírus. A medida vem ao encontro do esforço permanente do Governo Federal para ampliar a testagem de pacientes com suspeita da doença na rede pública de saúde por meio da disponibilização de novos testes, seja por compra direta ou por meio de doações.

Na última quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde começou a distribuir mais um lote de 45 mil testes RT-PCR produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, já são 476,2 mil testes RT-PCR (biologia molecular) enviados aos laboratórios centrais de saúde pública (Lacens) de todo o país. O quantitativo faz parte das aquisições já entregues ao Ministério da Saúde pela Fiocruz (129.712), Instituto de Biologia Molecular do Paraná - IBMP (46.560) e doação da Petrobras (300 mil).

Os testes RT-PCR identificam o vírus que provoca o Covid-19 logo no início dos sintomas, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. Eles são usados para diagnosticar casos de pacientes graves internados com Covid-19. Além disso, são utilizados na Rede Sentinela, que acompanha por amostragem a evolução da doença no Brasil, como os sintomas dos casos associados ao vírus tanto em quadros graves, na Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quanto em casos leves, na Síndrome Gripal (SG).

Testes Rápidos

Em relação aos testes rápidos (sorologia), até a última quinta-feira, 17, mais de dois milhões de unidades já foram distribuídas aos estados de todo o país. Eles foram doados pela mineradora Vale ao Ministério da Saúde para auxiliar o Brasil no enfrentamento ao coronavírus. Uma quarta remessa de testes rápidos doados pela mineradora deve chegar ao Brasil neste sábado, 18. Deste montante, 180 mil seguiram para uso em pesquisas e 247 mil para compor o estoque estratégico do Ministério da Saúde.

No total, a Vale doou ao Ministério da Saúde cinco milhões de testes rápidos que irão atender os profissionais que atuam nos serviços de saúde de todo o país, além de agentes de segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. A iniciativa permite que estes profissionais, que estão na linha de frente e fazem parte de serviços essenciais, possam realizar o teste e, uma vez que não apresentem mais sintomas da doença, possam retornar ao trabalho em menos tempo, com segurança, sem que precisem aguardar os 14 dias de isolamento preconizado. 

No Estado do Rio de Janeiro, foram doados 4.080 testes  RT-PCR (biologia molecular) para o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz e 110.080 testes para o Laboratório Central de Saúde Pública. Já os testes rápidos (sorologia), foram doados para 179.014 unidades. 

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra