Mercado do Trilhas apresenta produtos sustentáveis e artesanais

Evento no Trilhas do Araçari promove a economia local e consciência sustentável
sábado, 23 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Na exposição, cerâmicas personalizadas, esculturas, pinturas, fotografias, bonecas de pano, artigos de papelaria personalizada, decoração, moda, crochê

Realizo tingimento natural em peças de vestuário, elaborando tinturas e pigmentos a partir de folhas, flores, raízes e sementes vegetais

explica Bê Moreira

No próximo fim de semana, o restaurante vegetariano Trilhas do Araçari realiza o Mercado do Trilhas, um evento que reúne expositores da região com produtos sustentáveis e artesanais. De 11h às 17h, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de produtos locais enquanto celebram a temporada festiva da Páscoa.

O Mercado do Trilhas destaca-se como uma plataforma para promover a economia local, incentivando o comércio justo e apoiando pequenos produtores da região. Para Flavio Stern, proprietário do restaurante, o evento vai além do comercial, refletindo os valores de sustentabilidade e comunidade que ele acredita e defende. 

"Estamos entusiasmados em sediar mais uma edição do Mercado do Trilhas. Este evento destaca a diversidade de produtos locais e promove um estilo de vida sustentável e consciente."

Participante do evento, Claudia Stamato, ressalta que “o Mercado do Trilhas, além de evidenciar os valores culturais da região, sob o ponto de vista da sustentabilidade, acrescenta ainda mais valor ao trabalho artesanal, reunindo diferentes artes e habilidades sob um mesmo teto, crença e respeito à natureza. Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar são princípios reconhecidos nos processos, materiais e descartes de todos os envolvidos”, diz. 

Segundo o artista Bê Moreira, “a iniciativa do Flavio ao criar esse evento teve como principal objetivo o apoio e o fortalecimento de artistas friburguenses que vêm se mostrando comprometidos com a sustentabilidade de nossa região, nos mais diversos aspectos. Esse tipo de curadoria atenciosa acompanha o mesmo perfil que seu restaurante/quintal já vem construindo há anos, em termos gastronômicos e comunitários. Eu realizo tingimento natural em peças de vestuário, elaborando tinturas e pigmentos a partir de folhas, flores, raízes e sementes vegetais. Portanto, compartilho com a casa os mesmos objetivos e perfil de clientes e tenho tido a oportunidade de ampliar em muito a visibilidade do meu trabalho.”

No evento, os visitantes encontram produtos como cerâmicas personalizadas, fotografias, pinturas, bonecas, de pano, artigos de papelaria personalizada, decoração, moda, crochê, esculturas, entre outros.  

Além das atividades no evento, os visitantes são convidados a explorar Nova Friburgo. Com suas paisagens naturais e rica herança cultural, a cidade oferece diversas opções de lazer, desde trilhas pela Mata Atlântica até passeios pelo centro histórico.

O Mercado do Trilhas se destaca como uma oportunidade para encontrar produtos únicos e apoiar a economia local. Ao reunir expositores comprometidos com a sustentabilidade e o artesanato, o evento proporciona uma experiência significativa para os visitantes, promovendo a conscientização sobre a importância do consumo responsável e o apoio aos pequenos negócios da região. 

Horta agroecológica

O Mercado do Trilhas acontece dentro do restaurante Trilhas do Araçari, um espaço que oferece experiências incríveis, que vão além da oportunidade de experimentar a gastronomia vegetariana. São cerca de 180 mil metros quadrados de puro verde, bem próximo a uma área de preservação ambiental. 

Os pratos são preparados com ingredientes da horta agroecológica que fica à disposição dos clientes. O restaurante ainda dá a oportunidade dos visitantes de participarem do “colha e pague”: uma atração que permite que o cliente leve para casa os produtos cultivados no local. Os visitantes podem participar de trilhas guiadas em meio a natureza ou apenas descansar ao redor do espaço.

Participantes
  • Ana Gadini Fotografias - @anaclaudiafotos
  • Mônica Dalincourt - Pintura    
  • Caroline Almeida Ateliê - Bonecas de pano, artigos de papelaria personalizada e decoração - @carolinealmeidaatelie
  • Ateliê de cerâmica Francis K. - @franciskastalski
  • Dinah Montenegro - Cerâmica
  • @be_tinturaria - Tingimento natural/vestuário feminino
  • Lucinar Corrêa - Crochê
  • Claudia Stamato - Roupa de mesa e casa - @alegrata_casa
  • Glória Soares - Cerâmica utilitária e decorativa - @gloriasoares
  • Virgínia Nogueira - Arte têxtil / decoração - @virginianogueirapannusjuta
  • Bryan Ochotorena - Esculturas em camadas de madeira - @bryan.ochotorena
  • Andreza Brustle Araújo - Pintura em Bauern 
  • Sandra Mangia – Artesanato / decoração - @mamagaia2020
  • Bruna Dias – Cerâmica - @dobarro_ceramica 

Serviço

Data: 29 e 30 de março – Edição Páscoa

Horário: 11h às 17h

Local: Restaurante Trilhas do Araçari, Rua Gertrudes Stern, 4400 

Gastronomia vegetariana e saudável

Visitação gratuita

Petfriendly

 

Foto da galeria
(Foto: Bryan Ochotonera)
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: