Medo de perder o emprego já atinge quase 70% dos fluminenses

Constatação é de pesquisa da Fecomércio feita com 455 pessoas em vários municípios
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Medo de perder o emprego já atinge quase 70% dos fluminenses

Um levantamento feito Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ), da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) feito em diversos municípios fluminenses e divulgada esta semana revelou que 67,9% dos 455 consumidores entrevistados teme o desemprego ainda no primeiro trismestre de 2021 devido à crise econômica evidenciada pela pandemia da Covid-19. Em novembro esse percentual era de 64,6% dos cidadãos, conforme revelou pesquisa anterior do Ifec-RJ e divulgada por A VOZ DA SERRA. 

Economia

A pesquisa comprovou que a confiança dos consumidores na economia brasileira para os próximos três meses diminuiu. O índice que captura as expectativas caiu de 95,6 pontos em novembro para 90,1 pontos em dezembro. É a segunda queda consecutiva.    

Consumo e renda 

O indicador que mede os gastos com bens duráveis para os próximos três meses também sofreu uma diminuição em dezembro, e caiu de 112,6 para 108,4 pontos em consonância com as expectativas que os consumidores fazem para a evolução da sua renda. Houve uma leve redução da confiança dos consumidores fluminenses a respeito da evolução da renda familiar nos próximos três meses. O indicador que mede a confiança caiu de 75,8 para 74,1 pontos.

Inadimplência

Também houve diminuição do percentual de consumidores que disseram estar inadimplentes de 52,7% em novembro para 49,9% em dezembro. As contas atrasadas que mais aparecem entre os inadimplentes são as de cartões de crédito (52,2%), seguidas por luz, gás, água, telefone e internet (39,2%) e empréstimo pessoal (29,3%).

A Fecomércio 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio administra, no Estado do Rio de Janeiro, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego