Média de empresários inadimplentes cai pela terceira vez

Confiança quanto à melhora de negócios apresentou leve redução em dezembro, após alta registrada em novembro
quarta-feira, 22 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Movimento de pedestres nas ruas de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

A confiança dos comerciantes quanto à melhora em seus negócios no próximo trimestre apresentou leve redução em dezembro, após alta registrada em novembro. É o que revela a nova pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) com comerciantes do setor, realizada entre os últimos dias 1º e 6, com a participação de 274 empresários. Apesar da pequena queda, o levantamento constatou uma redução do número de empresários inadimplentes e o aumento da expectativa pela estabilização nos negócios, sinalizando otimismo por parte do empresariado fluminense. 

Com boa parte dos adultos vacinados no estado, mesmo com algumas restrições, a expectativa sobre a retomada econômica se consolida e continua animando os empresários. Pelo menos 58,7% dos empresários consideram que, no último trimestre, houve estabilização ou melhora na situação de seus negócios. Para os próximos três meses, 72,9% dos empresários esperam que a situação melhore, seguidos de 20,4% que aguardam estabilização e 6,5% esperam piora. 

Questionados sobre a demanda nos últimos meses pelos serviços das empresas, o índice dos que constataram um aumento apresentou leve queda: de 27,5% (novembro) para 20,8% (dezembro). O índice dos que tiveram uma estabilização nas demandas permaneceu praticamente igual ao mês anterior: de 34,6% (novembro) para 33,6% (dezembro). Já o número de empresários que notaram uma diminuição na procura por serviços/bens aumentou de 37,9% (novembro) para 45,6% (dezembro). 

Quando questionados sobre os principais fatores que atualmente limitam o seu negócio, 49% dos empresários apontam a insuficiência de demanda e outros 43,2% indicaram as restrições financeiras. Além disso, para 10,1% a falta de mão de obra é um dos principais impeditivos e por fim, a falta de mão de espaço e/ou equipamentos é apontada por 9,3% dos entrevistados. 

Empregos

Em relação ao quadro de funcionários nos últimos três meses, 17,9% afirmam que diminuiu bastante e outros 17,9% dos entrevistados informaram que diminuíram de alguma forma. Além disso, apenas 7,6% disseram que houve algum tipo de aumento das contratações. O índice de emprego presente se encontra no segundo maior nível desde o início da pesquisa, com 77,4 pontos, um crescimento de 12,7 pontos em relação a dezembro de 2020. Na demanda, esta variação é de 12,4, enquanto a situação do negócio presente apresenta maior evolução, tendo crescido 17,6 pontos no período.

Em dezembro, 58% afirmam que esperam manter o número de empregados pelos próximos três meses, índice semelhante ao de novembro (61,4%). O percentual de empresários que devem demitir está em 21,1%. Outros 20,8% de entrevistados devem aumentar de alguma forma seu quadro de funcionários nos próximos meses. 

 Inadimplência 

O índice de inadimplentes ou muito inadimplentes entre as empresas é de 27,7% nesta sondagem. Desse total, 66,1% dos entrevistados estão com mais de um tipo de inadimplência. O número de empresários que não ficaram com restrições apresentou nova alta, atingindo 55,1%. É a terceira vez, em 12 meses, que o percentual ultrapassa os 50%.  Entre os que ficaram inadimplentes, os gastos são associados a fornecedor (34,8%), aluguel (25,2%), bancos comerciais (33%), tributos federais (30,4%), parcelamentos de tributos com pagamento interrompido (23,5%), luz (25,2%) e Previdência patronal (19,1%). 

 

LEIA MAIS

Empresa friburguense venceu o prêmio Top Of Mind da Revista Revenda Construção na categoria Fechaduras

Público pode, inclusive, fazer compras de itens no varejo, com entrada franca

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: negócios