Matheus Jardim e Thiago Santos faturam o Estadual de Enduro

Dentre os atletas, um trio de Nova Friburgo merece destaque, inclusive com a conquista de título em uma das categorias disputadas
terça-feira, 22 de novembro de 2022
por Vinicius Gastin
Pilotos de Nova Friburgo fizeram história, com dois títulos e uma terceira colocação no Estadual (Fotos: Divulgação)
Pilotos de Nova Friburgo fizeram história, com dois títulos e uma terceira colocação no Estadual (Fotos: Divulgação)

Os motores roncaram mais forte, os pilotos aceleraram, encararam todos os obstáculos e proporcionaram um espetáculo de velocidade e técnica durante a etapa final do Campeonato Carioca de Enduro de Regularidade, promovida no município de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio. Dentre os atletas, um trio de Nova Friburgo merece destaque, inclusive com a conquista de título em uma das categorias disputadas.

Thiago Santos foi o grande campeão da Novato, logo na sua primeira participação na modalidade. Com a regularidade pedida nas competições de Enduro, o piloto chegou à última etapa precisando apenas completar a prova para confirmar a conquista. Surge um novo nome de destaque para o esporte friburguense.

Outro piloto de Nova Friburgo que disputava o título era Douglas Schumacker, competidor na categoria Elite. Mesmo com problemas no cabo de embreagem da sua moto e sem conseguir concluir a prova em Seropédica, Douglas garantiu o terceiro lugar no ranking final. O resultado coroa uma temporada de grandes feitos, à exemplo da terceira colocação na Copa Rio / São Paulo e o quinto lugar no Independência Off Road, onde encarou, nada menos, do que cinco dias de prova.

Outro destaque de Nova Friburgo foi o piloto Matheus Jardim, que faturou a primeira colocação na categoria GPS no Enduro de Seropédica, e mostrou que virá forte para 2023, quando competirá na categoria novato. A modalidade foi formada por novos pilotos que, em sua maioria, não tiveram contato com o Enduro de Regularidade. Para competir, cada piloto precisou de um telefone com sistema operacional android, tendo um aplicativo para auxiliar na navegação via GPS do próprio aparelho.

O Campeonato Carioca foi disputado na modalidade Enduro de Regularidade, com pilotos Elite, Graduado, Over 40, Júnior, Dupla, Over 50 e Novato, correndo individualmente com motocicletas de livre cilindrada. A Copa Rio 2022 foi composta por provas e etapas. Neste ano foram quatro descartes, e mesmo as etapas que compuseram o último evento do campeonato, puderam ser descartadas, mediante a largada do competidor na primeira etapa da prova final.

Apenas pontuou no Campeonato Carioca de Enduro de Regularidade o piloto federado na Femerj (Federação do Estado do Rio de Janeiro), assim como acontece nos outros estados do país. Pilotos filiados em outras federações correram e disputaram troféus, mas não pontuaram dentro da competição estadual.

Durante as provas, a largada do primeiro piloto ocorre às 9h01, respeitando o intervalo mínimo de um minuto em relação ao segundo paras as categorias Elite e dupla, e de 30 segundos para as demais categorias. A planilha é padrão para todas as etapas, sendo fornecido o modelo pela organização, tipo Road Bock e digital, liberada ao meio-dia do sábado antes de cada etapa, no site da copa. A velocidade média mínima aceita é de 9 Km/h e a máxima de 60 Km/h, com exceção do perímetro urbano que deverá ser no máximo de 39 Km/h, sendo que todas as médias não precisam ser obrigatoriamente múltiplas do número três.

Foram oferecidos troféus‚ a cada prova, para as categorias Elite, Graduado, Over 40, Over 50, Júnior e Dupla, e dez para a Novato. Ao final do campeonato foram premiados os três primeiros de cada categoria.

Firjan e prefeitura debatem implantação do Centro do Basquete

Membros da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense se reuniram com o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, para alinhar os próximos passos para a implantação do Centro de Desenvolvimento do Basquete Brasileiro no município. Durante a reunião, foi apresentado o estudo de viabilidade com todas as adaptações que precisam ser realizadas no ginásio poliesportivo Frederico Sichel, do Sesi, no distrito de Conselheiro Paulino, e a proposta de modelo de gestão para a parceria com a prefeitura.

“Esse será um espaço dedicado ao esporte, mas para além disso, será uma arena para todos os tipos de evento e projetos sociais. Isso será um grande impulsionador para a economia, a geração de emprego e renda e também dará oportunidade a muitos jovens na cidade”, aponta Márcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte.

Foto da galeria
Temporada reservou grandes resultados para Douglas e companheiros friburguenses
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: