O pré-carnaval já começou no Estado do Rio de Janeiro animando os foliões, mas a maior festa popular do mundo parece não empolgar a maioria dos proprietários de pequenos negócios. No estado, 70,54% empreendedores não vêm realizando mudanças nos seus empreendimentos em função da folia. Apenas 29,46% estão preparando novidades para os seus clientes. É o que aponta uma pesquisa do Sebrae Rio com 404 empreendedores, ouvidos entre os últimos dias 2 e 6.
Para aproveitar o período de carnaval, as principais medidas adotadas para quem empreende no Estado do Rio de Janeiro são: aumento de estoque, treinamento ou capacitação dos funcionários, adoção de preços promocionais, aumento na propaganda e divulgação, realização de investimentos para aumentar a capacidade de atendimento, personalização de produto ou serviço, criação ou aperfeiçoamento de produto, serviço ou processo.
“Esses setores da economia trazem retorno financeiro desde que o produto tenha planejamento. O empreendedor precisa estar atento às datas comemorativas. O empresário precisa usar estratégias para o seu negócio vender bem. É uma ocasião para realizar ações promocionais, divulgar seu negócio e fidelizar clientes, sempre buscando entender a necessidade de quem procura o seu serviço”, explica a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio, Carolyne Gomes.
A confiança de 35,64% dos pequenos negócios é que o faturamento deve aumentar no período; 25,25% acreditam que não vai ser afetado e 27,48% que deve diminuir o rendimento. A pesquisa também aponta que apenas 8,42% dos pequenos negócios farão contratações de novos funcionários, sendo que 91,58% não pretendem fazer novas contratações.
Deixe o seu comentário