Mais de 50% das dívidas no Sudeste foram pagas ou renegociadas em até 60 dias

Entre os 4 estados da região, o Rio de Janeiro ficou em 3º lugar, com 55,0%
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho, na região Sudeste, 53,8% delas foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência, segundo dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. O Rio de Janeiro ficou em 3º lugar, com 55,0%, atrás de Minas Gerais, melhor performance, com 67,1%, e Espírito Santo, com 63,1%. São Paulo foi o estado com pior performance, 49,3%.  

Na visão nacional, do total de dívidas de consumidores inadimplentes negativadas em julho, 59,2% foram regularizadas ou renegociadas em até 60 dias do mês de referência. Os dados mostram, também, que as contas cujos valores eram entre R$ 500 e R$ 1.000 foram as maiores contempladas, com 68,0% de pagamentos.

“Em 2023, o indicador de recuperação de crédito dos consumidores tem performado melhor que o ano anterior, pois desde janeiro, demonstra percentuais maiores que os respectivos meses de 2022. Trata-se de uma tendência impulsionada por fatores macroeconômicos como a redução da inflação, o aumento de postos de trabalho e emprego e, mais recentemente, a queda dos juros”, comenta o economista da Serasa, Luiz Rabi.

A visão por setores das dívidas sanadas revelou que “Bancos e Cartões” continuou sendo o foco dos consumidores: do total de contas negativadas nesta área, 73,2% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após a negativação em julho. O segmento que menos recebeu pagamentos foi o de “Telefonia” (8,6%). 

Ainda segundo o levantamento, o ranking das regiões seguiu com a liderança do Nordeste, que sanou 66,5% das dívidas negativadas em julho em até 60 dias do mês de referência, seguido pelo Sul (65,8%), Centro-Oeste (61,0%), Norte (59,6%) e Sudeste (53,8%). No detalhamento por estados, foi a Bahia que se destacou com 70,2% das contas no vermelho regularizadas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: