Mais de 4 mil friburguenses já estão imunizados contra a Covid-19

Dos mais de 25.708 vacinados até agora, mais de 21 mil ainda aguardam a segunda dose
quarta-feira, 31 de março de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Vacinação no posto do Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)
Vacinação no posto do Suspiro (Foto: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo tem 4.316 pessoas imunizadas contra a Covid-19. Balanço divulgado pela prefeitura informa que, até esta terça-feira, 30, um total de 21.392 friburguenses receberam a primeira dose da vacina e 4.316, a segunda dose. Um total de 25.708  pessoas foram vacinadas  desde 15 de fevereiro.

Vale lembrar que, segundo as autoridades de saúde, a imunidade só é alcançada 12 dias após a segunda dose e que a pessoa ainda pode contrair a doença, porém de forma mais leve, além de poder transmiti-la. Por isso todos os cuidados sanitários como uso de máscaras e higienização das mãos com sabão e álcool 70 precisam ser mantidos. 

Esta semana foram vacinados idosos de 70 a 75 anos, que receberam a primeira dose. Nesta quarta e quinta-feira, 31 e 1°, será aplicada a segunda dose da vacina contra a Covid para idosos de  82 a 84 anos O próximo público-alvo a ser imunizado é o da faixa etária de 60 a 74 anos, à medida em que forem entregues novas remessas, provavelmente já na semana que vem.

Atenção para os dias e locais da vacinação do grupo de 82 a 84 (segunda dose):

  • Quarta e quinta, das 10h às 15h – A imunização acontecerá nas postos de Saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro, Cordoeira e São Geraldo. 
  • Somente quarta, das 9h às 12h – A vacinação será nas Estratégias de Saúde da Família de Riograndina, Mury e Lumiar. 
  • Somente quinta, das 9h às 12h – Estratégias de Saúde da Família de Amparo, Campo do Coelho e Conquista.

Deverão ser apresentados os seguintes documentos: carteira de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacinação adquirido na primeira dose.

A prefeitura lembra que  todo o trabalho de imunização feito em Nova Friburgo é baseado em estudos prévios sobre a quantidade de pessoas que compõem o público-alvo e a quantidade de vacinas disponível. Portanto, não há a necessidade de os idosos e acompanhantes chegarem horas antes da abertura dos pontos de vacinação, promovendo aglomeração, porque haverá vacinas suficientes para todos que foram imunizados com a primeira dose. 

Acamados

Equipes volantes de profissionais da saúde vão, com veículos oficiais, às casas dos acamados cadastrados. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, informou que, em Nova Friburgo, todos os 277 idosos acima dos 90 anos, acamados, já receberam as duas doses da vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na próxima semana está previsto o início da vacinação dos acamados  entre 60 e 89 anos - estimados em quase 790 pessoas. 

 A imunização desse público é feita por equipes dos profissionais de cada Estratégia de Saúde da Família (ESF), que é responsável pelos acamados de sua área de cobertura. Já nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Cordoeira e São Geraldo, a cobertura é feita pela equipe da unidade. Já as UBS do Centro, Olaria e Conselheiro têm três equipes fixas, uma para cada local, que vão vacinando por área.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra