Mais 46 novos casos e uma morte em apenas um dia

Total de infectados subiu para 9.488. Óbitos agora são 278. Prefeitura também passa a divulgar diariamente balanço de vacinados
quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

De acordo com o boletim sobre Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na noite desta quarta-feira, 3, subiu para 9.488 o número total de casos confirmados da doença no município – um aumento de 46 novos casos em apenas um dia. Do total de infectados, 650 são profissionais de saúde, com quatro óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registra 278 mortes, uma a mais que o anunciado na terça-feira, 2.

Nova Friburgo contabiliza ainda outros 35 pacientes com suspeita da doença. Destes, 13 estão em casa aguardando resultados dos exames, 18 estão internados e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 4.269 pacientes recuperados e 9.960 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 19.483 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, sendo que 48,69% testaram positivo.

Ocupação de leitos

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, a taxa média de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 nesta quarta-feira, nos hospitais locais, foi de 47,62%: (Raul Sertã: 40%); (Unimed: 50%); (São Lucas: 60%); e (Serrano: 50%). Dos 42 leitos disponíveis, 20 estavam ocupados. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação apurada foi de 54,55%: (Raul Sertã: 95,45%); (Unimed: 60%); (São Lucas: 20%); (Serrano: 20%). Dos 77 leitos disponíveis, 42 estavam ocupados.

Balanço da vacinação

Na noite da última terça-feira, 2, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que passará a divulgar também, diariamente, o balanço de vacinados contra a Covid-19 em Nova Friburgo. Outros detalhes como os locais onde foram aplicadas as vacinas, grupos prioritários e identificação do imunizante também estarão disponíveis na aba “Coronavírus” do Portal da Transparência do município.

De acordo com essa primeira divulgação, até a última terça-feira, 2.630 pessoas já haviam sido vacinadas em Nova Friburgo, entre idosos residentes em asilos e profissionais da área da saúde. Já de acordo com o informado pelo governo municipal, até esta quarta-feira, 2.838 cidadãos friburguenses já haviam sido vacinados. Desses, 2.499 são profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e 389 são idosos asilados ou institucionalizados.

Mais vacinas

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo nesta quarta-feira, 3, uma nova remessa de vacinas da Coronavac chegou nesta manhã ao município. O Governo do Estado enviou  2.115 doses com a finalidade de serem aplicadas como a segunda e última dose dos asilados e profissionais da área da saúde que atendem diretamente aos pacientes da Covid-19, ou seja, o público-alvo se mantém o mesmo. É importante ressaltar que quem tomou a primeira dose de uma vacina, tem que, obrigatoriamente, tomar a segunda dose da mesma.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, informou que, “além desta quantidade específica, Nova Friburgo foi contemplada com mais 510 doses extras, que serão usadas para ampliar a imunização dos profissionais da saúde”. A subsecretária diz ainda que entre esta quarta e quinta-feira, das 10h às 20h, a Policlínica Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, vacinará profissionais das equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica: “Estendemos o horário para atender o pessoal que trabalha em outras unidades”.

A subsecretária destaca ainda que, “não há previsão de novas entregas por parte do Estado e que, à medida que o município receba mais remessas de doses das vacinas, serão divulgados os próximos públicos para a vacinação. Mas tudo depende das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado”, disse. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: