Maio começa quente: onda de calor se mantém no Brasil

Temperaturas típicas de verão tem marcado este outono, desafiando as expectativas climatológicas
terça-feira, 30 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Desde o último dia 22 de abril, o Brasil enfrenta uma onda de calor fora do comum, e as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o próximo dia 10. No final de semana passado, as temperaturas atingiram níveis excepcionais, especialmente nas regiões centrais do país.

Impactos regionais

Na capital fluminense, o bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste, registrou 36 graus no último sábado, 27 de abril. No domingo, 28, a situação se repetiu, com o Rio de Janeiro novamente liderando o ranking das temperaturas mais altas do Brasil, com diversas regiões superando os 38 graus.

Persistência do calor

Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil recentemente, e ela promete se intensificar ainda mais e atuar, pelo menos, até o final da semana que vem. O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas. Algumas regiões podem esperar temperaturas mais de cinco graus acima do normal nos próximos dias.

Efeitos inesperados

É importante ressaltar que, nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio.

Previsão para Nova Friburgo

  • Quarta-feira, 1º: Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 14 graus e máxima de 25.

  • Quinta-feira, 2: Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 15 e máxima de 26. 

  • Sexta-feira, 3: Sol o dia todo sem nuvens. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Mínima de 14 e máxima de 27.

  • Sábado, 4: Sol com algumas nuvens. Não chove. Mínima de 15 e máxima de 26.

  • Domingo, 5: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Mínima de 19 e máxima de 27.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: