Magreza não deve ser sinônimo de beleza ou usada como um adjetivo

sábado, 12 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Magreza não deve ser sinônimo de beleza ou usada como um adjetivo

Gordofobia é o ato de julgar uma pessoa gorda como alguém inferior, desprezível ou repugnante simplesmente pelo tamanho do seu corpo. Para alertar sobre os gatilhos, perigos e desconforto que uma simples palavra, expressão ou situação podem causar em alguém que sofre gordofobia, lembramos aqui expressões que muita gente usa, mas não deveria. Não deveria não por necessidade de ser politicamente correto, mas, sim, por ninguém ter o direito de constranger quem quer que seja. 

 

“Estou enorme de Gordx”

Em geral, essa expressão é dita por uma pessoa magra, que engordou um ou dois quilos, ou mudou um número para cima do manequim. É triste e completamente gordofóbico, pois a ênfase nos quilos a mais é como se isso fosse o fim do mundo. Como se estivesse feia ou deslocada no tempo e espaço.

 

"Fulanx é fofinhx, cheinhx, tem excesso de fofura”

Precisamos parar de usar eufemismos para falar sobre os corpos alheios. Uma pessoa gorda é uma pessoa gorda. Tá tudo certo chamar ela pelo que ela é. Gorda não é xingamento, não é palavrão, não significa que alguém é melhor ou pior. É só uma característica. Como se é branca, como se é negra, como se é alta, baixa, se é gorda ou magra.

 

“Fulanx é linda de rosto”

Essa frase sempre, em 100% dos casos, é para uma pessoa gorda. Ninguém olha uma pessoa magra e diz que é linda de rosto. São lindas de rosto, de corpo, por dentro e por fora. Não importa o tamanho que se tenha. Então se você acha que está elogiando ao dizer essa frase aí, você está enganado, está só sendo gordofóbico, mesmo. 

 

“Gordice"

Essa expressão tem os dois pés na gordofobia, então você deveria parar de usá-la. É que sempre que se utiliza essa palavra é para referenciar pratos e guloseimas cheias de calorias, reforçando a ideia de que todo gordo é uma pessoa que se abastece de comidas pouco saudáveis, cheias de gordura, açúcares e afins. E não é verdade. São tantas as variáveis que fazem uma pessoa engordar, que é pura gordofobia pensar automaticamente que uma pessoa gorda é uma máquina de comer.

 

“Eu tenho cabeça de gordx"

Essa é mais uma daquelas frases que associam o gordo a uma pessoa que não faz outra coisa na vida a não ser comer. Como se a vida inteira dele girasse em torno de um prato de comida. Portanto, não fale isso.

 

“Olho gordo”

Essa expressão aparentemente inofensiva, que no senso comum significa que alguém tem inveja de outra pessoa tem um viés bem gordofóbico. A associação pejorativa de um significado ruim à palavra gorda é péssima. É como se o gordo estivesse sempre querendo mais. Como se fosse insaciável e precisasse querer tudo. Como diria Bela Gil, você pode substituir a expressão olho gordo só por inveja mesmo.

 

“Que linda você ficou depois emagrecer”

Magreza não deveria ser sinônimo de beleza ou usada com um adjetivo. Ninguém é chamado de gordo de forma positiva, pelo contrário, quase sempre vem junto de uma carga pejorativa que só quem é gordo sabe o peso - com o perdão do trocadilho - que se carrega.

 

“Você deveria cuidar melhor da saúde”

Essa livre associação que se faz imediatamente de uma pessoa gorda com o não ser saudável, é das coisas mais gordofóbicas que você vai se deparar na vida. Há muitos magros com os exames muito piores do que os gordos. Ninguém olha para uma pessoa magra e pensa que ela pode ter algum problema de saúde. Mas no caso do gordo, essa associação é feita em 100% dos casos.

 

"Baleia, bola, rolha de poço, free willy, pneu de trator…“

São muitos os apelidos com os quais os gordos são constantemente atacados pelo simples fato de ser quem são. Portanto, se alguém aí ainda acha engraçado fazer piada com o tipo físico das pessoas, um recadinho: não é engraçado. Isso só faz de você um bobalhão.

 

(Por Ju Ferraz (@JUFERRAZ)

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde