Limpeza urbana preocupa moradores de Friburgo

Prefeito reconhece falta de estrutura da empresa contratada para assumir capina e roçada
segunda-feira, 18 de maio de 2026
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Moradores de diversos bairros de Nova Friburgo têm denunciado à redação de A VOZ DA SERRA inúmeros problemas com a limpeza urbana do município, principalmente, a precariedade dos serviços de capina e roçada de ruas de diversos bairros e distritos, que não vem sendo realizada a contento pela nova empresa contratada pela Prefeitura Municipal, a EBMA / Vital Ambiental. 

De acordo com os moradores que têm feito queixas ao jornal, desde o início do contrato, a falta de capina e roçada nas ruas, além de causar mau aspecto visual, dificulta a passagem de pedestres nas calçadas, que estão com o mato alto, sem contar a proliferação de insetos e roedores pelas ruas. 

Na semana passada, o prefeito Johnny Maycon (PL) reconheceu a falta da empresa terceirizada nas ruas de Nova Friburgo. Em uma entrevista concedida ao programa “Cidade Real”, da TV Zoom, o prefeito comentou sobre o serviço aos ser questionado pelo apresentador Zury Maurer sobre a instatisfação dos friburguenses. 

“Já ficou claro que a estrutura oferecida para o serviço de limpeza e capina sob responsabilidade da EBMA está insuficiente. É uma estrutura que não tem dado conta de atender todas as demandas que ela assumiu. É inadmissível que o serviço seja terceirizado e o serviço e tenha uma piora no atendimento da nossa população”, observou o prefeito, na TV. 

Johnny Maycon também disse que, apesar das falhas, acredita que com o passar do tempo e das fiscalizações mais incisivas, a prefeitura vai conseguir atingir um bom nível de qualidade. “A fiscalização continua nas mãos do município, mas com o verificador independente vamos conseguir notificar a empresa com propriedade e informações técnicas para mostrar que o serviço não está sendo suficiente, não atendendo o que está estabelecido no contrato”, finaliza.

Concursados também se queixam 

Alguns candidatos que foram aprovados no concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo para o cargo de trabalhador braçal voltaram a procurar a nossa redação, na semana passada, relatando que estão apreensivos com a demora da prefeitura para convocá-los para a função. Eles observam que, com a precariedade do serviço de limpeza urbana, a prefeitura poderia convocá-los para auxiliar nos serviços de limpeza. 

Alguns fizeram as provas em 2023. Parte deles afirma que desde o ano passado têm procurado a prefeitura em busca de informações, mas não obtém resposta sobre previsão de convocação para nomeação e posse.

Segundo um dos aprovados, a ligação para o RH da Prefeitura Municipal é constante, mas uma resposta nunca é obtida. “Estamos tão ansiosos para trabalhar. Um amigo meu, que também foi aprovado, mal pode esperar por esse momento, hoje ele vive de bicos e sonha com o dia que ele não vai mais se preocupar se vai aparecer serviço no dia seguinte”, comenta.  

Segundo a prefeitura, as convocações dos concursados têm obedecido a necessidade de demanda e que para o cargo de trabalhador braçal, já foi convocado um número bem superior ao previsto inicialmente no edital do concurso que teve a validade prorrogada até 2028. 

 
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: