O encerramento do prazo de licenciamento anual de veículos no Estado do Rio de Janeiro para os finais de placas 0, 1 e 2, termina em maio. O Detran-RJ lembra que o processo de licenciamento agora é 100% digital. Basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida nos sites do Detran ou do Bradesco. Após a compensação das taxas, o usuário está apto a acessar o documento digital, chamado de CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico).
Após o pagamento da GRT, o primeiro passo para ter acesso ao CRLV-e é se registrar no gov.br - portal do Governo Federal para documentação em geral. O documento ficará acessível no Posto Digital (site ou app do Detran-RJ), no app Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no site da Senatran alguns dias após o pagamento. Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em qualquer unidade de veículos do Detran-RJ.
Os proprietários de veículos devem ficar atentos: alguns motivos impedem que o documento de licenciamento anual do veículo seja gerado e se torne acessível para os usuários pelo Posto Digital do Detran (disponível no site detran.rj.gov.br ou no novo app do Detran Posto Digital Detran-RJ), pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
São exemplos de situações impeditivas que impedem a geração do CRLV-e: não ter pago as GRTs de 2022 e 2023; para os veículos a gás, não ter realizado a vistoria do GNV no ano corrente (CSV); ter sido parado em blitz do Detran e não ter cumprido a exigência, ficando com restrição cadastral; para veículos de transporte escolar, de carga, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros, não ter quitado as multas vencidas dos veículos, como especificado na lei 8.269, de 2018;
ter qualquer restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento do veículo; ter deixado de concluir um processo em posto de atendimento do Detran-RJ, deixando o protocolo em aberto; ter deixado de atender chamado de recall da montadora do veículo; ter realizado o serviço de comunicação de venda ou intenção de venda; ter realizado alguma alteração de características no veículo (com emissão de CSV) que ainda não foi atualizada no sistema do Detran.
Calendário de vencimento
- Finais de placa 0, 1 e 2: até 31 de maio
- Finais 3, 4 e 5: até 30 de junho
- Finais 6 e 7: até 31 de julho
- Finais 8 e 9: até 31 de agosto
Deixe o seu comentário