Lei reconhece Lumiar como patrimônio ambiental e cultural

Distrito é referência para turistas que buscam paz e sossego em meio a natureza exuberante e também pelos amantes dos esportes de aventura
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou, na semana passada, a lei 10.625, que concede ao distrito friburguense de Lumiar o reconhecimento como “local de relevante interesse ambiental, ecológico, paisagístico, hídrico e cultural do estado”. A lei é de autoria do deputado estadual Bruno Boaretto (PL). De acordo com o parlamentar que tem base eleitoral na região, o objetivo é valorizar e preservar os atributos ambientais, ecológicos, paisagísticos e hídricos relevantes para a garantia do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado do estado, bem como os bens, expressões e manifestações culturais dos diferentes grupos formadores da sociedade fluminense.

(Foto: Henrique Pinheiro)

"O distrito de Lumiar possui uma beleza espetacular que abriga, a menos de três horas de viagem da capital fluminense, milhares de nascentes, dezenas de belas cachoeiras, águas de qualidade, uma vegetação exuberante, riqueza de biodiversidade, fauna e flora endêmicas e em extinção, além de alta qualidade do ar e de um importante patrimônio cultural no entorno. Fico muito feliz com esse reconhecimento", destaca o deputado que é ex-prefeito de Macuco.

Sobre a lei

Com a oficialização da lei, espera-se que o distrito de Lumiar receba mais atenção do poder público com a difusão de políticas públicas voltadas à proteção ambiental e valorização cultural, beneficiando tanto os moradores quanto os turistas que frequentam a região. Esse reconhecimento estadual é um avanço significativo para Lumiar, que já é destino popular para quem busca turismo ecológico e contato com a natureza. Agora, o status oficial pode atrair ainda mais investimentos para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

(Foto: Henrique Pinheiro)

O distrito de Lumiar engloba outras localidades rurais, como Rio Bonito, Cabeceiras de Rio Bonito, Galdinópolis, Macaé de Cima, Santiago de Lumiar, Ribeirão das Voltas, Boa Esperança e Toca da Onça. A regiaõ costuma atrair todos os fins de semana, feriadões e períodos de férias inúmeros turistas vindos de várias partes do Brasil, em busca de paz e tranquilidade em contato mais íntimo com a rica e exuberante natureza. O distrito de Lumiar possui atualmente uma pujante estrutura de pousadas e restaurantes. O distrito é destino certo para aqueles que querem fugir do estresse dos grandes centros, como também aqueles que amam esportes de aventura. É em Lumiar que costumam ser realizados campeonatos de rafting (descida rápida em corredeiras), alpinismo e trilhas ecológicas. Tudo isso em meio ao charme peculiar do distrito. Afinal, Lumiar é pura magia.   

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: