Julho Amarelo: prevenção às hepatites através do programa do SUS

Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para os vários tipos da doença
quarta-feira, 13 de julho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Julho Amarelo: prevenção às hepatites através do programa do SUS

O mês de julho é destinado à conscientização sobre prevenção e tratamento das hepatites virais. Essas hepatites são inflamações decorrentes de um vírus e são classificadas por letras:

Hepatite A: Normalmente é o tipo mais comum e está relacionada às condições de higiene e saneamento básico. É uma infecção leve, para a qual existe vacina e se cura sozinha. 

Hepatite B: Atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. Sendo assim, as melhores formas de prevenção são o uso do preservativo e a vacina.

Hepatite C: A principal forma de transmissão é através do contato com sangue. Essa doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Esse tipo de hepatite não possui vacina.

Hepatite D: Ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. Sendo assim, a vacinação contra a do tipo B também protege de uma infecção com a D. 

Hepatite E: Transmitida por via digestiva, pode provocar formas mais graves da doença em mulheres grávidas. 

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Os testes também são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo possui um Programa de Hepatites Virais. Por conta dele, o município já foi reconhecido como uma das “cidades piloto” do Estado do Rio de Janeiro para a implantação do novo projeto de atendimento aos pacientes de hepatites, tornando a liberação dos medicamentos específicos de forma mais efetiva e de melhor acesso para a população, o que torna o início do tratamento mais rápido. Desde o início da implantação do programa, já foram tratados e curados cerca de 60 pacientes portadores de hepatite C.

Para melhor conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento, a Prefeitura realizará atividades de Capacitação em Hepatites Virais para os profissionais da rede. Além disso, haverá a realização de testes rápidos e triagens das hepatites B e C, nas unidades de saúde do município. 

 

Calendário

 

Posto de Saúde Silvio Henrique Braune

12, 14, 19, 21, 26 e 28 de julho, às 08h e às 13h

 

Centro de Socioeducação Dr. Antonio Elias Dorea de Araújo Bastos (Cense Nova Friburgo) 

13 de julho às 8h, direcionado aos menores institucionalizados

 

ESF Stucky

18 de julho, das 9h às 14h

 

ESF Centenário 

13 de julho, das 9h às 15h

 

ESF Salinas

11 de julho, das 9h às 11h

 

ESF Olaria II

21 de julho, das 9h às 15h

 

ESF Olaria III

14 de julho, das 8h às 12h

 

ESF Mury

14 de julho, das 14h às 16h

 

ESF Conquista

14 de julho, das 9h às 15h

 

Hospital Municipal Raul Sertã

11 a 31 de julho, direcionado aos funcionários do hospital

 

Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro

14 de julho, direcionado aos funcionários do hospital

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde