Johnny inicia planejamento para vacinar friburguenses contra a Covid-19

Prefeito admite adquirir doses caso Ministério da Saúde não disponibilize imunização gratuita
quarta-feira, 06 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Johnny inicia planejamento para vacinar friburguenses contra a Covid-19

Depois de anunciar, no primeiro dia de governo, a aquisição de 30 novos respiradores, de realizar a mudança do local da triagem para atender exclusivamente pacientes com sintomas da Covid e a ampliação de leitos de CTI no Hospital Municipal Raul Sertã, a Secretaria Municipal de Saúde, sob nova gestão, anunciou nesta quarta-feira, 6, que já começou a organizar os locais onde as vacinas serão armazenadas, logo que as primeiras doses chegarem a Nova Friburgo.  

O secretário municipal da pasta, o médico Marcelo Murta, explicou que o município seguirá o Plano Nacional e Estadual de Imunização e, com base nesses planos, traçará diretrizes para elaboração da estratégia adotada na cidade.

O prefeito Johnny Maycon disse que que “é de responsabilidade do Ministério da Saúde disponibilizar vacinação gratuita para todo o Brasil, e, que no primeiro momento, o município irá aguardar que o governo federal cumpra a sua obrigação mas, caso haja alguma dificuldade ou atraso, a prefeitura poderá optar pela aquisição”. 

Quanto à questão das seringas e agulhas, Murta informou que o governo do estado comprou quantidade suficiente para imunizar toda a população do Estado do Rio. Portanto, o município não terá a necessidade de comprar estes insumos.

Plano de contingência

A Secretaria estadual de Saúde (SES) apresentou o Plano de Contingência do governo do Estado do Rio para a vacinação contra a Covid-19. O plano estabelece a estratégia de imunização, em combinação com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo Federal. O objetivo do Plano de Contingência é preparar a infraestrutura estadual para que não ocorram atrasos na vacinação dos fluminenses.

A SES recebeu na última semana um primeiro lote com oito milhões de agulhas e seringas que serão usadas para a vacinação da população do Estado do Rio assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a compra das vacinas pelo Ministério da Saúde. Um segundo lote com mais oito milhões de agulhas e seringas tem previsão de entrega à SES ainda este mês. As agulhas e seringas foram compradas a R$ 0,17 a unidade, abaixo do valor estabelecido nas atas de preço vigentes.

No PNI, o Ministério da Saúde prevê a distribuição das vacinas para todos os estados brasileiros e anunciou que a imunização acontecerá inicialmente em quatro fases, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses. A primeira fase vai priorizar os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas e a população indígena. A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. A terceira fase prevê a vacinação de pessoas com comorbidades que apresentem maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares). A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Só no Estado do Rio, essas quatro fases juntas contabilizam 5.454.912 pessoas a serem imunizadas. Na primeira fase, serão cerca de 811.235 idosos acima de 75 anos; 545.197 trabalhadores da saúde; 339 indígenas; e 10.892 mil idosos em instituições (1.367.663 pessoas, ao todo). Na segunda fase, cerca de 2.181.861 idosos na faixa de 60 a 74 anos. Na terceira, cerca de 1.666.259 pessoas com comorbidades. Na quarta fase, 97.225 professores; 92.205 profissionais das forças de segurança pública e salvamento; 991 funcionários do sistema prisional e 48.708 privados de liberdade.

Compra de agulhas e seringas

O Ministério da Saúde abriu processo para a compra centralizada de agulhas e seringas. O Plano de Contingência prevê que 16 milhões de agulhas e seringas já compradas pelo Governo do Estado serão suficientes para as quatro primeiras fases da campanha de imunização da população fluminense. Cada pessoa deverá receber duas doses do imunizante.

Outro processo de aquisição, de mais 50 milhões de agulhas e seringas, já foi iniciado pela SES e deverá ser concluído para as fases seguintes da campanha de vacinação. Além disso, o Governo do Rio já iniciou a readequação de toda a sua estrutura de logística, inclusive as de armazenamento e distribuição das doses de vacinas, para estar totalmente preparado para o início da vacinação. 

Ainda de acordo com o Plano de Contingência, foi iniciado o processo de compra de 163 câmaras refrigeradas que serão enviadas aos municípios fluminenses, para auxiliar a infraestrutura local. Também deverão ser adquiridos 50 freezers com capacidade de armazenamento a menos de 70 graus Celsius, necessários para armazenar as vacinas da Pfizer, além de três mil caixas térmicas com termômetros, três mil caixas técnicas sem termômetro e três mil termômetros avulsos.

Infaestrutura 

O Governo do Estado já tem infraestrutura para o armazenamento e a distribuição de doses de vacina, pois faz seguidamente grandes campanhas de imunização contra a gripe e outras doenças. A frota da SES será priorizada para essa distribuição. Além disso, o Plano de Contingência prevê parcerias com a Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros,  Forças Armadas e de Segurança (Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícias Federal, Civil e Militar), universidades e escolas públicas e privadas, associações de moradores, instituições religiosas, órgãos públicos como Detran, shoppings, aeroportos, entre outras estruturas. O Plano de Contingência também estabelece todas as ações necessárias em três fases: pré-campanha de imunização, campanha e pós-campanha.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra