A Seção Nova Friburgo da União Brasileira de Trovadores (UBT-NF) e a Secretaria Municipal de Cultura promovem neste fim de semana a 63ª edição dos Jogos Florais, que é um tradicional concurso de trovas que reúne anualmente poetas de todo o Brasil. No evento são premiados os vencedores de concursos de trovas com temas específicos. Os Jogos Florais começaram nesta sexta-feira, 9, com recepção aos trovadores, inauguração da Alameda das Trovas Eduardo Rodrigues, realização da Noite dos Magníficos Trovadores, incluindo a premiação das categorias Lírica/Filosófica e de Humor, além da apresentação do livro "Trovas por Provas de Amor”, de Cezar Defilippo.
Neste sábado, 10, a programação começa com a manhã festiva, às 9h com a Oração dos Trovadores na Capela Santo Antônio, na Praça do Suspiro. Na sequência, visita à Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores, momento que será abrilhantado pela participação dos alunos da Escola Municipal Cecília Meireles. Logo após, a comitiva fará uma visita ao Espaço Arp, com recepção e visita guiada.
A noite também será festiva. A partir das 18h, na Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo, no antigo fórum da Praça Getúlio Vargas, haverá show de trovas e apresentação da Musa dos Jogos Florais 2022, seguindo-se de apresentação do Grupo Teuto de Dança "Tanze Im Takt", da colônia alemã de Nova Friburgo, e da premiação do 1º Concurso de Trovas da UBT do Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação da trovadora e presidente, Talita Batista.
Os Jogos Florais serão encerrados no domingo, 11, na Oficina Escola de Artes. Às 9h, haverá sessão festiva de premiação geral dos concursos nacional e internacional (veteranos e novatos), apresentação do Instituto Edith Blin, premiação do concurso intersedes e do concurso local de Nova Friburgo. Às 13h, haverá a cerimônia de encerramento dos Jogos Florais, com as despedidas e agradecimentos.
Deixe o seu comentário