Inverno: alta temporada em Friburgo

Cidade é um convite para quem gosta de curtir o frio e a natureza
sábado, 03 de julho de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Foto: Alan Andrade/Arquivo AVS)
(Foto: Alan Andrade/Arquivo AVS)

A serra do Rio de Janeiro é repleta de paisagens naturais deslumbrantes e cidades aconchegantes. É o destino de inverno ideal para quem gosta de baixas temperaturas — que em algumas cidades chega a ser tão frio quanto no Sul nesta época do ano, como nos últimos dias, em Nova Friburgo. 

Conhecida como a capital nacional da moda íntima, com suas centenas de fábricas do setor, o município vai além de seu polo têxtil: além de estar cercado pela mata Atlântica, este é um destino turístico dos mais procurados nas altas temporadas, seja no inverno ou no verão. Passeios e atrações não faltam, que vai do polo gastronômico à prática de esportes radicais.

Colonizada pelos suíços no século 19, Friburgo vem sendo desbravada pelos ecoturistas, que aqui encontram trilhas para prática de trekking, mountain-bike, off-road; rios para curtir o rafting; e formações rochosas perfeitas para escalar ou apenas para apreciar a paisagem — entre elas a pedra do Cão Sentado e o pico da Caledônia.

Além de aproveitar o frio em Nova Friburgo, sugerimos passeios imperdíveis, como: fazer as trilhas do Parque Estadual dos Três Picos; visitar cachoeiras; passear de teleférico; conhecer e provar os queijos da Queijaria Suíça; e experimentar o melhor da culinária local nos restaurantes do circuito gastronômico da cidade, seja no bairro do Cônego, no distrito de Mury, em Amparo. 

Sendo a gastronomia um dos pontos fortes do município, o frio é um convite irresistível para conhecer as delícias da cozinha alemã, por exemplo, com seus fondues e bebidas fortes — como a típica jägermeister, um destilado como a nossa cachaça. E muitos outros restaurantes espalhados por toda a cidade, com cardápios franceses, italianos, portugueses, espanhóis e tantos mais.

E temos Lumiar, um pequeno e encantador distrito, que também é um verdadeiro refúgio em Friburgo. Lá você pode admirar as cachoeiras de São José e do Indiana Jones, visitar o encontro dos rios Macaé e Bonito, e se aventurar na Pedra Riscada. E de quebra dar um pulo na vizinha São Pedro da Serra, outro refúgio que não pode ser ignorado. 

Aproveite Friburgo, seja você morador ou turista. Ela é linda! Bom fim de semana!

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: caderno z | inverno