Interesse por lives cai quase 70% com o isolamento prolongado

Presentes desde o início da pandemia, shows ao vivo pela internet estão perdendo força e audiência, de acordo com o Google
quarta-feira, 29 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Interesse por lives cai quase 70% com o isolamento prolongado

Pode ser uma junção de motivos, como o excesso de propagandas durante os shows on-line, o exagero de alguns artistas, a flexibilização do isolamento social em diversas cidades e o retorno do funcionamento de bares, botecos e pontos de encontros, o que fez muita gente preferir o modelo tradicional. Ainda não se sabe ao certo qual o principal motivo da queda de interesse, a questão é que as lives apareceram como um fenômeno no início da quarentena, mas já não despertam mais tanto interesse. A fórmula tomou conta da internet não só no Brasil, como no mundo, mas está perdendo força. É o que mostram os dados da plataforma Google Trends, que monitora as palavras-chave mais buscadas na internet.

Desde março, quando se iniciaram as medidas de distanciamento social, os picos de buscas no Google pela palavra “lives” ocorreram nos dias 19 e 25 de abril e 2 de maio. As datas não coincidem com as maiores lives do YouTube, que foram da cantora Marília Mendonça, com 3,31 milhões de espectadores simultâneos em 8 de abril, e da dupla sertaneja Jorge & Mateus, com 3,24 milhões, em 4 de abril. Mas elas demonstram que logo após os recordes de audiência, o interesse do público pelos shows ao vivo transmitidos on-line explodiu, assim como a quantidade de transmissões, dividindo a audiência em diversos canais.

A partir de maio, de acordo com os gráficos do Google, já é possível notar uma queda de 20% nas buscas. Em 12 de junho, Dia dos Namorados, houve um leve aumento e, daí em diante, a queda só se acentuou. É possível perceber também que os picos de buscas ocorrem sempre nos fins de semana. Nas segundas, terças e quartas-feiras o interesse é quase nenhum, voltando a crescer a partir das quintas-feiras. No último dia 18, uma sexta-feira, as buscas no Google pela palavra “lives” foram 67% menores do que em abril.

A falta de interesse do público se refletiu também na oferta de atrações. No pico de audiência, os artistas lotavam o horário nobre com suas apresentações em busca das visualizações. Hoje, está cada vez mais difícil encontrar uma apresentação interessante ou o anúncio de algo para a semana. Alguns artistas não chegaram a fazer nenhuma transmissão, como foi o caso de Caetano Veloso. Oposto a esses, tem também os que usaram e abusaram das lives, como Gusttavo Lima. O cantor fez cinco apresentações caseiras e, segundo o colunista da Veja, João Batista Jr., faturou entre R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões por apresentação. Desde o impressionante recorde de Marília Mendonça, nenhum outro artista conseguiu chegar perto da sua audiência.

Lives entre janeiro e julho

A diminuição das lives reflete o processo devagar de retorno às atividades, após mais de 100 dias de confinamento. Mas a queda de interesse parece ligada também a outro detalhe. No começo, as lives surgiram como uma forma de mobilização que unia as pessoas num momento de dúvidas e solidão, era como um conforto poder ouvir seus artistas favoritos, junto da família ou quem quer que estivesse de companhia durante o isolamento. Com o passar do tempo a novidade foi se tornando algo passageiro para quem permanece em casa. Por enquanto, assistir às apresentações ao vivo só está sendo possível nos drive-ins, dentro dos carros, nos estacionamentos dos estabelecimentos que estão aderindo à nova modalidade. Mas, no caso dos shows pela internet, talvez esteja acontecendo o de sempre: quando algo vira moda, acaba saturando e ninguém aguenta mais. (Fonte: Veja e Google Trends)

Reportagem da estagiária Vitória Nogueira com supervisão de Henrique Amorim

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra