Inscrições para a 15ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj terminam nesta sexta

Para se candidatar, o estudante deve estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio na rede estadual e ter entre 14 e 17 anos
quinta-feira, 01 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Gabriel Amauricio)
(Foto: Gabriel Amauricio)

Estudantes que desejam se candidatar e concorrer a uma vaga para o cargo de deputado estadual juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) precisam se apressar. As inscrições para a 15ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj terminam às 23h59 desta sexta-feira, 2.

Para se candidatar, o estudante deve estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio na rede estadual e ter entre 14 e 17 anos. Após o período de inscrição, os próximos passos serão as eleições em turno único, previstas para ocorrer entre os próximos dias 7 e 9 na página oficial do PJ, onde também são feitas as inscrições (www.parlamento-juvenil.rj.gov.br).

O Parlamento Juvenil é uma parceria entre a Alerj e a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) que oferece aos jovens a oportunidade de assumir um protagonismo na política. O programa dá a um estudante de cada município a chance de experimentar a rotina de um deputado estadual durante a Semana Parlamentar, programada para novembro.

De acordo com o coordenador do programa, o deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), a participação dos estudantes no Parlamento Juvenil da Alerj permite uma melhor compreensão do funcionamento do governo e a importância do papel dos representantes eleitos.

“Cada cidade tem a chance de ter seu próprio representante juvenil, o que garante que a diversidade de opiniões e perspectivas dos jovens de todo o estado seja ouvida. Isso promove uma representação mais ampla e inclusiva, contribuindo significativamente para o desenvolvimento pessoal e social. Ou até mesmo no futuro, seguir carreiras relacionadas ao serviço público ou à política. Eles aprendem muito”, garantiu. 

PJ nas Estradas

Com o objetivo de divulgar e incentivar os estudantes, a gestão do Parlamento Juvenil tem percorrido diversas cidades fluminenses. Durante o mês de junho, a equipe visitou escolas estaduais em Angra dos Reis, Paraty, Sapucaia, Petrópolis, Cabo Frio e Macaé. Em julho, a gestão do PJ já visitou os municípios de São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Queimados, Seropédica, Paracambi, Barra do Piraí, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Japeri, Resende e Quatis. Até esta sexta-feira, 2, as visitas serão feitas em Mangaratiba, Iguaba Grande e Arraial do Cabo.

Natália Toledo, gestora do projeto, destacou que as visitas também servem como incentivo para o parlamentar juvenil da 14ª edição. “Eles foram eleitos no ano passado e o mandato ainda está vigente. Como forma de mantermos os deputados juvenis ativos, este ano temos uma novidade. Estamos promovendo uma campanha com eles, e o parlamentar juvenil que conseguir mais inscrições de seu município será homenageado na cerimônia de abertura. Será algo que ficará marcado na vida deles para sempre”, acredita.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: