Estudantes que desejam se candidatar e concorrer a uma vaga para o cargo de deputado estadual juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) precisam se apressar. As inscrições para a 15ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj terminam às 23h59 desta sexta-feira, 2.
Para se candidatar, o estudante deve estar cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio na rede estadual e ter entre 14 e 17 anos. Após o período de inscrição, os próximos passos serão as eleições em turno único, previstas para ocorrer entre os próximos dias 7 e 9 na página oficial do PJ, onde também são feitas as inscrições (www.parlamento-juvenil.rj.gov.br).
O Parlamento Juvenil é uma parceria entre a Alerj e a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) que oferece aos jovens a oportunidade de assumir um protagonismo na política. O programa dá a um estudante de cada município a chance de experimentar a rotina de um deputado estadual durante a Semana Parlamentar, programada para novembro.
De acordo com o coordenador do programa, o deputado estadual Danniel Librelon (Republicanos), a participação dos estudantes no Parlamento Juvenil da Alerj permite uma melhor compreensão do funcionamento do governo e a importância do papel dos representantes eleitos.
“Cada cidade tem a chance de ter seu próprio representante juvenil, o que garante que a diversidade de opiniões e perspectivas dos jovens de todo o estado seja ouvida. Isso promove uma representação mais ampla e inclusiva, contribuindo significativamente para o desenvolvimento pessoal e social. Ou até mesmo no futuro, seguir carreiras relacionadas ao serviço público ou à política. Eles aprendem muito”, garantiu.
PJ nas Estradas
Com o objetivo de divulgar e incentivar os estudantes, a gestão do Parlamento Juvenil tem percorrido diversas cidades fluminenses. Durante o mês de junho, a equipe visitou escolas estaduais em Angra dos Reis, Paraty, Sapucaia, Petrópolis, Cabo Frio e Macaé. Em julho, a gestão do PJ já visitou os municípios de São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis, Queimados, Seropédica, Paracambi, Barra do Piraí, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Japeri, Resende e Quatis. Até esta sexta-feira, 2, as visitas serão feitas em Mangaratiba, Iguaba Grande e Arraial do Cabo.
Natália Toledo, gestora do projeto, destacou que as visitas também servem como incentivo para o parlamentar juvenil da 14ª edição. “Eles foram eleitos no ano passado e o mandato ainda está vigente. Como forma de mantermos os deputados juvenis ativos, este ano temos uma novidade. Estamos promovendo uma campanha com eles, e o parlamentar juvenil que conseguir mais inscrições de seu município será homenageado na cerimônia de abertura. Será algo que ficará marcado na vida deles para sempre”, acredita.
Deixe o seu comentário